Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que o lugar mais silencioso da Terra é tão silencioso que o ruído de fundo é medido em decibéis negativos e você pode ouvir seu próprio batimento cardíaco e seus ossos se movendo. A sala foi desenvolvida para que empresas pudessem testar o barulho dos seus produtos e é tão silenciosa que o máximo que alguém conseguiu suportar foi 45 minutos.
Na edição de hoje, em 5 minutos:
Queima de Estoques nos VCs
O que rolou mundo afora: Mastercard, Reddit, Intel, Amazon & Starbucks, BCP, Netflix
A estratégia por trás da Cocomelon
O que rolou Brasil adentro: Já Vendeu, Receita Federal e Softwares, Caixa Federal e PIX, Asaas, Accenture
TechDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que te atualiza em 5 min com o que mais relevante tá rolando - sem mimimi, ego e paywalls.
Queima de Estoques nos VCs
tiger global, venture capital, startups
Ao longo dos últimos anos de bonanza no universo das startups, com valuations astronômicos, burn rate nas estrelas e acesso capital infinito, o nome da Tiger Global aparecia quase que diariamente nas manchetes. Afinal, somente em 2021, foram 335 startups investidas, acumulando $50 bilhões em ativos.
Agora que acendenderam as luzes do salão e a festa dos IPOs e M&As acabou (menor volume de deals da última década), VCs estão buscando outros meios para gerar liquidez. A Tiger, por exemplo, recorreu ao mercado secundário para liquidar parte do seu mega portfólio… só tem um problema: quem tem caixa e apetite para tanto?
A primeira estratégia foi empacotar cerca de 30 startups - algumas atrativas, outras nem tanto - em um pacotão e abrir para que interessados fizessem oferta. Mas, segundo a Pitchbook, a mensagem foi visualizada e não respondida.
A segunda tentativa, foi abrir o todo o portfólio de startups para compras, permitindo que potenciais compradores escolhessem os ativos de interesse e fizessem suas ofertas unitárias.
Na vitrine das investidas, grandes nomes como a Brex, Nuro, Hinge Health, Getir, Checkout.com e outras. Para atrair o mercado secundário, a Tiger ajustou o valuation em -33%, mas parece ainda não ter sido o suficiente. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo que a Tiger levanta seu novo fundo 55% abaixo do planejado… só $2.7bi.
Ah, e parece que a Tiger não era a única VC na festa. Segundo a Saints Capital, pelo menos outras 4 firmas com um portfólio de +$200mi estão na mesma.
O que rolou mundo afora
Mastercard, apresentou recentemente um pedido de registro de marca para algumas ferramentas relacionadas à criptografia e blockchain.
Reddit S01E04: enviou uma mensagem as +4mil comunidades ainda fechadas, lembrando que eles poderiam trocar os moderadores quando quisessem.
Intel: planeja investir $33bi em duas fábricas de semicondutores na Alemanha, $4.6bi em uma na Polônia, e $25bi em Israel.
Amazon, Starbucks, e outras empresas multinacionais: se comprometeram a contratar milhares de refugiados antes do Dia Mundial do Refugiado, ontem.
Boost Capital Partners: é o novo fundo de investimento Europeu de $35mi para investir em startups Latam que tenham foco em user experience.
Netflix: lançou um site baseado no serviço de streaming fictício do primeiro episódio da sexta temporada de ‘Black Mirror’, o Streamberry.tv.
Poll do dia
Resposta ao final da news!
A estratégia por trás da Cocomelon
youtube, crianças, dados, cocomelon
Se você é pai/mãe de uma criança ou pré-adolescente, pode pular o primeiro parágrafo porque, com certeza, já conhece o Cocomelon. Agora, para você não pai/mãe, o Cocomelon é canal de conteúdo infantil que usa animação 3D, músicas e muitas cores para viciar a criançada.
Mas porque estamos falando disso? Bom, eles se tornaram o show #1 para crianças na Netflix (com 16 bilhões de minutos assistidos) e o número #2 do Youtube (com 158 bilhões de views) - via a Nielsen. Mas como uma empresa com 600 funcionários, faturando U$125mi por ano e com um valuation de +U$3bi (2021) consegue hipnotizar a criançada? Com dados…
O enxuto time da Cocomelon traz a criançada para uma sala e transmite duas telas simultâneas. Uma passando shows da Cocomelon, outra com clipes normais. Quando a criançada perde atenção e olha para outra tela, o time observa e anota. Com isso, descobriram que a criançada gosta de:
- uma pitada de sujeira (mas não muito);
- um pouquinho de ferimentos (leves);
- muita cor amarela (mesmo);
Segundo o chief de conteúdo da Moonbug, o trio perfeito para uma criança seria “um ônibus amarelo sujo e com alguns quebrados”.
Se isso tudo faz bem ou mal para a criançada, os especialistas ainda estão discutindo. Mas para a Moonbug, que comprou a Cocomelon em 2020 junto com outros canais infantis (Blippi, Little Angel, Little Baby Bum), está fazendo muito bem, obrigado.
O que rolou Brasil adentro
Já Vendeu, o brechó online de compra e venda de produtos usados, capta R$ 4mi em uma rodada liderada pela DOMO Invest.
Receita Federal, passou a tributar aquisições e atualizações de licenças de uso de software no exterior com o PIS e Cofins-Importação, numa alíquota de 9,25%
Caixa Federal, confirmou que os PIX de pessoas jurídicas serão taxados em breve - mas adiou o lançamento que estaria previsto para dia 19/julho.
OLX: faz um layoff de ~800 funcionários e anuncia fechamento da vertical automobilistica em alguns dos mercados que atua.
Asaas, a fintech que empodera PMEs levanta R$100milhões e coloca TM3 Capital pra dentro.
Accenture faz o primeiro investimento da Accenture Ventures na Parfin, startup de infra para Web3 e Cripto. O valor não foi divulgado.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Os canais de Youtube com mais subscribers:
🇮🇳 T-Series: 243m
🇺🇸 YouTube Movies: 168m
🇺🇸 Cocomelon - Nursery Rhymes: 160m
🇺🇸 MrBeast: 159m
🇮🇳 SET India: 157m
🇺🇸 Music: 118m
🇺🇸 Kids Diana Show: 112m
🇯🇵 PewDiePie: 111m
🇺🇸 Like Nastya: 106m
🇺🇸 Vlad and Niki: 97.9m