Bom dia, droppers. Antes de mais nada, ajuda nóix?
Na edição de hoje, em 5 minutos:
Corrida da inteligência artificial: Meta, China, OpenAI, Cisco, Google
Funding: Synteshia, Evenlabs, Parrot
cAIxa de ferramentas: AlphaCTT, Lunacy, Spell, JuriFlow, Typefully, Blush, Factiverse, Olvy, FounderPal, SonicLink, Personaliz.io, UserWay.
PROmpt like a PRO: crie emails de vendas
AiDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que resume a década que aconteceu no mundo da inteligência artificial na última semana. Em 5min.
Corrida da inteligência artificial
Sequoia, Meta, China, OpenAI, Cisco, Google
Enquanto em um lado do oceano o filósofo mais adorado do vale do silício, Yuval Noah Harari, autor de Sapiens e Homo Deus, dava uma entrevistas avisando sobre a capacidade e riscos da inteligência artificial criar sua própria e nova religião…
Do outro lado, centenas de protestantes alemães participaram de um culto na igreja, quase inteiramente orquestrado pelo ChatGPT e pelo teólogo Jonas Simmerlein. O avatar de IA, sem emitir qualquer emoção, pregava sobre deixar o passado para trás e superar o medo da morte.
E para aqueles que acham uma péssima idéia misturar religião com inteligência artificial, espera só para conhecer a Church of AI, uma nova religião onde a maioria dos adeptos da fé da IA acredita que os humanos renascerão em corpos de silício imortais com consciência digital, conforme a IA se desenvolve exponencialmente e toma o controle da sociedade e humanos.
Sem choro nem reza, vamos as principais notícias:
Meta
Trouxe ao mundo o Voicebox, uma IA generativa aplicada a fala, que pode ser utilizada para edição de áudio, amostragem e estilo - dessa vez, com código fechado.
As aplicações são infinitas e alguns exemplos podem ser conferidos aqui.
Ah, e como Zuck já sabe que a imagem da Meta não está lá aquelas coisas, o modelo já foi lançado com um código de conduta e um ‘classifier’ - que identifica se o áudio foi gerado via IA para prevenir fraudes e esquemas.
China
O presidente chinês Xi Jinping se encontrou pessoalmente com Bill Gates, em uma visita a China para discutir os impactos da inteligência artificial. Apesar das tensões entre as duas nações, Xi - além de chamar Bill de um “velho amigo” - disse que as portas estão abertas para as empresas americanas levarem suas tecnologias de IA para China.
OpenAI
Anunciou planos para construir sua própria AppStore de inteligência artificial. A lojinha permitirá que desenvolvedores vendam seus apps e modelos construídos em cima do ChatGPT.
Caso os planos se concretizem, a OpenAI estaria competindo diretamente com os marketplaces de parceiros como a Salesforce e Microsoft, enquanto também bate de frente com os não parceiros como Apple e Google.
Cisco
Entrou na festa da inteligência artificial e lançou um network de chips de IA para cloud - entrando em competição direta com a Broadcom e Marcell. Segundo a mesma, os chips da série SiliconOne já estão em fase de teste com alguns grandes players da indústria. Apesar de não ter dado nome aos bois, os principais seriam Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud.
Google
Fez um upgrade na lojinha com potencial de revolucionar a experiência de compras de roupas online: o virtual try-on (VTO). Através deles, usuários poderão provar uma ampla seleção de roupas virtualmente, além de usar filtros para encontrar exatamente o que está procurando.
O que tá rolando de investimento?
Synthesia: A startup que cria vídeos gerados com IA fechou uma rodada de investimento de $90 milhões e entrou no clube dos unicórnios de IA avaliados >$1bi. O produto é realmente extremamente fácil de usar e os vídeos são de ótima qualidade.
Segundo o CEO a startup está com um crescimento anual de usuários de 456% e gerou +15 milhões de vídeos em sua plataforma. A projeção de crescimento para indústria de vídeos com IA é de $1bi em 2028 e $2bi em 2032.
EvenLabs: A startup que cria áudios a partir de textos (text-to-speech), com ajuda de IA fechou uma rodada de investimento série A de $19 milhões à um valuation de $99 milhões. Atualmente, o produto permite usuários criarem áudios a partir de prompts (textos), além de clonar vozes, narrar formatos longos de conteúdos.
Parrot: A startup que cria textos gerados a partir de áudios (speech-to-text), focada na indústria jurídica e de seguros, captou uma rodada de investimentos série A de $11 milhões. O funding vem para criação de novas aplicações da sua tecnologia, como a recém lançada função que resume o depoimento em meros segundos para especialistas jurídicos.
cAIxa de ferramentas
AlphaCTR: plataforma de IA para gerar criativos de anúncios de alto desempenho
Lunacy: plataforma all-in-one para designers com ferramentas de IA e gráficos.
Spell: delegue suas tasks para um agente autonomo de IA.
Juri Flow: seu advogado de inteligência artificial para assistencia jurídica.
Typefully: a ferramenta de IA para criar posts no LinkedIn e threads no Twitter.
Blush: um simulador de encontros para treinar suas cantadas com IA.
Factiverse: a ferramenta de IA que identifica se o conteúdo foi gerado com IA.
Olvy: analise feedback de usuários em escala com IA.
FounderPal: o seu diretor de marketing virtual com IA.
SonicLink: crie sua réplica virtual e libere para amigos conversarem com “você”
Personaliz.io: dobre a sua velocidade de resposta de emails com IA.
UserWay: conserte seu código de programação com IA.
PROmpt like a PRO
Objetivo: crie e-mails de vendas (só não esqueça de dar um toque humano)
Prompt: "criação de emails"
1. "Estou procurando um [tipo de e-mail] que envolva minha [persona ideal] apresentando os aspectos transformadores do meu [produto/serviço] e os leve a [ação desejada] apoiada por uma oferta urgente."
2. "Preciso de um [tipo de e-mail] que pinte uma imagem vívida para minha [persona ideal do cliente] das mudanças positivas que eles experimentarão com meu [produto/serviço] e os mova para [ação desejada] com informações claras e atraentes benefícios".
3. "Estou procurando um [tipo de e-mail] que demonstre a singularidade do meu [produto/serviço] para [a persona ideal do cliente] usando estudos de caso relacionáveis, encorajando-os assim a [ação desejada]."
4. "Eu preciso de um [tipo de e-mail] que ressoe emocionalmente com minha [persona ideal do cliente], fazendo com que eles sintam [emoção] sobre meu [produto/serviço] e os influencie a [ação desejada] imediatamente."
5. "Procuro um [tipo de e-mail] que assegure ao meu [cliente ideal] a qualidade superior e o valor do meu [produto/serviço], tirando suas dúvidas e motivando-o a [ação desejada] com convicção."