Hey, droppers.
Tá no ar a primeira versão do AI Drop. Tudo o que rolou no universo da inteligência artificial durante a última semana - novidades, lançamentos, ferramentas, memes, prompts, tretas...*Aqui no Drop a gente constrói o avião enquanto voa. Nem tudo tá do jeito que queriamos mas, o mais importante, o conteúdo, ta bom! Se você curtiu (ou não) e se tiver alguma sugestão, dá um reply e conta pra gente o que achou?
Na edição de hoje, enxuta e sagaz:
Corrida da AI: Google, Microsoft, Meta, Humane, IBM, OpenAI
cAIxa de ferramentas: CraftGPT, Bugsura, Briefly, AI Background Changer, Where to AI, TidyBot
Prompt da semana: aprenda uma nova habilidade
Corrida da inteligência artificial
As headlines dos últimos anos foram dominadas por cripto e pelo metaverso. Mas depois do lançamento do ChatGPT da OpenAI, há seis meses atrás, não sobrou espaço para mais nada além de inteligência artificial. Todos os principais players já entraram na pista, a maioria dos VCs já repensaram suas teses de investimento e o mercado está mudando na velocidade da luz. Saca só o que rolou nos últimos 7 dias:
Google
Depois do memorando interno vazado contando que “o google não tem uma barreira competitiva no universo de IA", chegou a hora de anunciar um plano:
- Lançamento de um novo modelo, PaLM 2, a evolução do anterior, que já tinha 540bi parâmetros suportando 100 novos idiomas.
- Integração do Bard nas buscas. Assim como o Bing, as buscas se transformam em respostas e o buscador em algo mais pessoal, interativo, visual e humano. Exemplo
- Integração de IA no Google Workspace, ou seja, slides, sheets, docs e drive com IA.
Microsoft
O buscador de Satya Nadella, integrado no ChatGPT, recebe um update que, além de retirar a lista de espera, manteve acesso gratuito e também incluiu:
- Um app dedicado, tanto para iOS quanto para Android
- Respostas com imagens e vídeos.
- Plugins (parecidos com o da OpenAI).
- Histórico de conversas;
- Melhorias na integração com o Edge (navegador).
Meta
Apresentou ao mundo mais um projeto open-source, o ImageBind: novo modelo de IA que compreende e combina dados de texto, áudio, visual, movimento, térmico e profundidade. Ou seja, você poderia descrever um jogo de futebol, e o IA seria capaz de criar uma imagem, montar o som da torcida, entender sua profundidade, mapear a temperatura das imagens e por aí adiante.
Humane
A startup mais bem posicionada para se tornar “a nova Apple”, finalmente fez uma demo do seu primeiro produto e… deixou todos de cara! Veja aqui a demo completa.
Durante a mesma, o co-fundador Imran Chaudhri:
- Projetou informações de chamada na palma da sua mão.
- Recebeu sugestões de locais e lojas próximas.
- Traduziu frases.
- Sumarizou mensagens de texto e emails.
- Entregou sugestões de dieta.
IBM
Depois de anunciar que iria substituir 7800 empregos por inteligência artificial, chegou a hora de demonstrar como: com seu novo produto de IA para enteprise, a Watsonx.ai
Enquanto a maioria está criando produtos de IA para consumidores finais, a IBM preferiu continuar para o B2B, oferecendo modelos empresariais pré-treinados com uma infraestrutura de custos mais econômica.
OpenAI
A última novidade de quem deu a largada na corrida da inteligência artificial é usar sistemas de linguagem natural (LLMs) para entender… sistemas de linguagem natural. O experimento é usar o GPT-4 para entender como modelos mais fracos, como o GPT-2, funcionam. Ou seja, tão querendo entender como eles mesmos funcionam. #FreudExplica
cAIxa de ferramentas
CraftGPT: uma versão open source do ChatGPT voltado para desenvolvedores.
Bugsura: descubra bugs com ajuda de IA - e mensure seu impacto.
Briefly: transcreve, resume e cria tasks de suas suas calls automaticamente.
AI Background Changer: planos de fundos realistas para fotos de produtos.
Where to AI: descubra novos destinos e crie itinerários de viagem.
TidyBot: um robô assistente pessoal personalizado com IA.
Prompt like a Pro
Objetivo: aprenda uma nova habilidade.
Prompt:"Olá ChatGPT, preciso que você me ajude a aprender um novo assunto. Crie um plano de curso abrangente com lições e exercícios detalhados para [tópico], cobrindo uma variedade de níveis de experiência, do iniciante ao avançado, com base no [nível de experiência]. O curso deve ser estruturado com uma média de 10 aulas, usando blocos de texto para o formato da aula."
Compartilha o resultado no Linkedin e convida a galera pra assinar o AI Drop.
It's all about meme
Status do dia
Existe pelo menos 1 app criado com ChatGPT gerando ~U$3mi/mês: Chat With Ask AI da WW.
Existem pelo menos 4 apps criados com ChatGPT que já estão gerando +U$1 mi/mês: Genie da AppNation, AI Chat Smith da Vulcan Labs, ChatOn da AIBY e Impulse Brain Training da GMRD Apps.
Além destes, pelo menos outros 12 apps gerando ~U$200k por mês.
- via @AndreyZagoruiko
A Apple também é um caso interessante. Investe em AI há tempos, mas raramente usa essa expressão de formam explícita.
Além do motivo cultural, acho que eles conseguem manter a discrição por não estarem nas aplicações que são tipicamente AI aos olhos do usuário final, como os modelos de linguagem e geração de imagens.
A aplicação mais interessante deles é na área de saúde, usando o Apple Watch para analisar ECG e outras coisas, mas para eles isso é apresentado como uma funcionalidade. Ponto final.
Talvez futuramente faça sentido em falarmos em duas categorias de AI, aquela que é vista como AI e aquela que é vista apenas com um recurso inovador.
Por incrível que pareça, não duvido nada dessa última categoria se mostrar mais útil e interessante que a primeira. Mas não sei, isso é só uma divagação mesmo. :)