Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que o orçamento de marketing para o filme da Barbie foi de $150milhões, enquanto o orçamento para produção do filme foi de $145mi. Não é à toa que o mundo está rosa.
Na edição de hoje, em 5 minutos:
Resultados das Big Techs: Microsoft, Alphabet, Meta, Tesla
O que rolou mundo afora: Netflix, Bumble
A coruja verde que não perde uma!
O que rolou Brasil adentro: Enermatch, Arena Hub & Slat Catalyst, Axur
TechDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que ainda não é tão big, mas ja é tech.
Resultados do clubinho do trilhão
microsoft, alphabet, google, meta, facebook, tesla
Antes de mais nada, lembrem-se que big techs são BIG! Enquanto a web pirava sobre a lambança rebranding do twitter X, Ben Thompson, da Stratechery, nos lembrou que a fortuna pessoal de Musk hoje é de ~U$230 bilhões. Se é que ele pagou 50% dos $44 bilhões cobrados pela aquisição do app (já que o resto veio de bancos e outros), isso representa <10% da sua fortuna pessoal.
Essa semana as BIG techs apresentaram os resultados do último trimestre e a projeção para os próximos. Contabilizando só a Microsoft e Alphabet, a palavra IA foi repetida 145x. Vamos aos detalhes:
Microsoft:
Receita +8%
Produtividade & Negócios +10%
Cloud +15%
Personal Computing -4%
Azure +26%
LinkedIn +5%
Xbox C&S +5%
EBIT +18% (aquele resultado antes de descontos os juros e imposto de renda)
PalpiteDrop: Apesar de ter superado a expectativa dos analistas em praticamente todas as verticais, atingindo $56.2bi em receita, as ações caíram depois de preverem diminuição da taxa de crescimento da vertical de cloud nos próximos trimestres.
Alphabet:
Receita +7%
Google Search & Outros +5%
YouTube Ads +4%
Google Network -5%
Google Cloud +28%
Other Bets +48%
EBIT +12%
PalpiteDrop: A Alphabet superou as expectativas (apesar do crescimento lento). Anunciantes continuaram a desembolsar muita grana por anúncios no Google e YouTube. A receita de pesquisa aumentou - e os rumores que o ChatGPT “roubaria” os dólares de pesquisa ainda não se concretizaram.
Meta:
Receita +11%
DAU +7% (usuários ativos diários)
MAU +6% (usuários ativos mensais)
Ads Impressions +34%
Preço Médio Por Ad -16%
EBIT +12%
PalpiteDrop: Quanto mais pessoas falam que não usam mais o Facebook, mais cresce os usuários ativos diários/mensais da família de apps de Zuck. E mesmo que a aposta do metaverso (Reality Labs) já tenha consumido $40bi dos caixas da Meta, ainda restam $53bi em cash.
Ps: somente o Reels stá agora com um run rate de $10bil, um aumento de 3.3x do ano passado. Para comparação, o TikTok faturou ~ $9.5bi no ano passado.
Tesla:
Receita +47%
Automotiva +46%
Geração e Armazenamento de Energia +74%
Lucro Bruto +7%
Margem 18.2%
EBIT -3%
Palpite Drop: Começou com Musk dizendo que o marketcap tem potencial de crescer 10x e atingir ~$9tri. Durante o Q1 deste ano, o modelo Y se tornou o carro (elétrico ou não) mais vendido do mundo. Durante o Q2, a Tesla bateu recorde de produção e entrega de veículos, chegando a $25bi de receita.
Musk também ressaltou que o self-driving é 10x mais seguro que a direção humana, que as apostas de robô-táxi e humanóides podem revolucionar várias indústrias e não deixou de fazer o link com a Neuralink.
O que rolou mundo afora
Netflix: enquanto os roteiristas e atores protestam e fazem greve, a Netflix publicou uma vaga de emprego para um PM de IA que pagará $900k/ano.
Bumble: lançou um novo app separado, chamado Bumble for Friends - onde ao invés de encontros, você faz amigos.
Worldcoin: está gerando filas imensas ao redor do mundo. No terceiro dia após o lançamento, um novo usuário é registrado a cada 8 segundos. Contamos mais sobre o projeto de Sam Altman nesta outra edição.
Poll do dia
Resposta ao final da news!
A coruja da Duolingo não perde uma!
duolingo, app, marketing, social, edtech,
Nem toda logo de pássaro foi extinta com o rebranding do Twitter. Na verdade, uma coruja verde tem tirado proveito da bagunça com uma estratégia de marketing descolada: o Duolingo!
Quando um profissional de marketing encontra alguma postagem do app, a primeira reação é: “Como que isso aqui foi aprovado?” - a estratégia é utilizar uma linguagem informal, cheia de memes, em primeira pessoa, aproveitando-se do buzz do momento. Poucas vezes se encontra uma promoção do app em si, mas a identidade visual da marca (e seu mascote), estão sempre presentes.
Alguns momentos em que o app mitou nas redes sociais:
Quando a coruja pegou carona com o filme da Barbie.
Quando a coruja aproveitou a viralização do Rodrigo Goes, Fake NATTYYY!
Quando a coruja bateu carteiras no embalo do ATTENZIONE PICKPOCKET!
Quando a coruja foi às compras no #PrimoDay.
Quando a coruja aproveitou-se da instabilidade do Instagram e Whatsapp.
Quando a coruja surfou a onda da série Succession.
Quando a coruja virou Transformers!
A estratégia não é para qualquer um, mas, considerando o principal público-alvo do app (Gen Z), tem funcionado. Além da mídia gratuita gerada pelos posts, e a economia de não anunciar na TV, o app teve um aumento de 62% nos usuários ativos diários (DAU) desde o ano passado, além de ocupar o topo do ranking das AppStores na categoria educacional.
Desde 2021, quando a coruja chegou no TikTok, já cresceu os seguidores em ~7 milhões e +147 milhões de likes.
O que rolou Brasil adentro
Enermatch, startup de energia limpa e descarbonização, captou R$2mi em uma rodada pré-seed com o fundo Grupo Sai do Papel, SdP Capital.
Arena Hub se junta a Slat Catalyst para criar fundo de R$15 milhões com foco em investimento em sportstech.
Axur, a startup SaaS que oferece uma plataforma de cibersegurança, capta rodada de investimento com a Igah Ventures.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
1. Reels com 2.35 bilhões
2. Shorts com 2 bilhões
3. TikTok com 1 bilhão