💧 Os banhos de gelo e o #TwitterGate
+ O que rolou mundo afora (Apple, Neuralink, Bored Apes Yatch Club, ChatGPT) e Brasil adentro (DrCash, SalesJourney, FazendaCheia)
Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que a Coca-Cola tem uma página no FAQ do site oficial respondendo a pergunta “A Coca-Cola criou o Natal?”.
A resposta: Mais ou menos. Em 1931, a empresa encomendou uma pintura do Papai Noel que se alinha com a forma como ele é retratado nos Estados Unidos hojeNa edição de hoje, em 5 minutos e 5 segundos:
Os banhos de gelo estão pegando fogo!
O que rolou mundo afora: Apple, Neuralink, Bored Apes Yacht Club, ChatGPT
Twitter Files (Part 2, 3 e 4)
O que rolou Brasil adentro: DrCash, SalesJourney, FazendaCheia
TechDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que te deixa mais inteligente enquanto você dá risada. Afinal, ninguém precisa dos sapatênis da Infomoney para isso.
Os banhos de gelo estão pegando fogo!
startups, banho de gelo, ice bath, wim hof
Se a esta altura você não tem um conhecido postando stories no instagram em uma banheira de gelo e evangelizando o mundo com as palavras de Wim Hof, você trabalha mesmo em tech?
Uma prática, até então, exclusiva de lutadores de MMA e moradores de países nórdicos, se popularizou para além dos atletas em recuperação, chegando àqueles que buscam os prometidos (mas não comprovados) efeitos da prática, tais como: clareza mental, diminuição da dor e perda de peso, melhoria da respiração.
Com bilhões de views no IG/TikTok e endossado por celebridades como Jack Dorsey, Lady Gaga, Chris Hemsworth e até Cauã Reymond, o banho no gelo se popularizou e virou artigo de luxo - e com todo bom viral, startups apareceram:
Plunge oferece uma banheira pessoal por U$$4.9k e uma comercial por U$6.4k.
BlueCube começa com modelo pessoal de U$15.9k e a comercial de U$26.9k
Renu Therapy um tanque de viagem por U$995 e um modelo-casa de U$9.6k
Morozko Forge tem dois modelos, um de U$12.8k e outro de $19.9k.
Segundo uma reportagem do NYT, os fundadores acreditam que cerca de 10% dos proprietários de piscinas/saunas/jacuzzis também adquirão uma banheira de gelo nos próximos anos. E nem só de banheiras vive o mercado: rolos de gelo para o rosto, classes de banho de gelo em academias, e crioterapias são algumas alternativas.
A literal ‘guerra-fria’ entre as startups de banho de gelo começou - e se ela for tão lucrativa quanto cara, já já aparece o primeiro unicórnio das neves.
O que rolou mundo afora
Apple: Tim Cook disse que irá produzir seus chips em solo americano pela primeira vez em +10 anos.
Neuralink: a startup que pretende implantar chip no cérebro humano em 6 meses, alegadamente matou 1500 animais durante os testes nos últimos 4 anos.
Bored Apes Yacht Club: Madonna, Justin Bieber, Jimmy Fallon e outros famosos estão sendo processados por deixar de divulgar uma participação financeira em uma empresa que facilita a compra de NFTs.
ChatGPT: está banido do StackOverflow depois que usuários inundaram o site com respostas potencialmente incorretas geradas por IA.
Twitter Files (Part 2, 3 e 4)
twitter, censura, elon musk, biden, jack
A definição para frase jogar merd* no ventilador acabam de ser atualizadas. Desde sexta-feira, o time formado de repórteres que tiveram acesso aos “achados, perdidos e escondidos” do Twitter, tem publicado threads expondo o que realmente acontecia por detrás dos bastidores da rede social, quando o assunto era moderação, suspensão de contas e mecanismos de ‘segurança’.
Hora do resumão!
(se você não leu a parte 1, aqui está)
Parte 2 por Bari Weiss: As Listas Negras (Blacklist)
A investigação revela que equipes de funcionários do Twitter constroem listas negras, evitam que tweets desfavorecidos se tornem tendências e limitam ativamente a visibilidade de contas inteiras ou até mesmo tópicos de tendências através do uso (e abuso) do próprio sistema de moderação.
Apesar do CEO Jack Dorsey ter afirmado em depoimento ao congresso americano que a rede social não praticava o chamado “Shadow Ban”, aparentemente, o faziam por detrás dos panos.
Parte 3 por Matt Taibbi: Os VITs (Very Important Twitters)
6 de Janeiro, dia em que o capitólio foi invadido. A thread detalha as conversas entre os principais líderes/responsáveis da rede social, incluindo Roth, o ex-chefe de confiança e política Vijaya Gadde, e recentemente o vice-conselheiro geral (e ex-advogado do FBI) Jim Baker.
Um canal chamado “us2020_xfn_enforcement” foi criado no Slack para discutir sobre os VITs e assuntos gerais relacionados às eleições - ao mesmo tempo que se encontravam com o FBI e demais agências federais - e tomavam decisões caso a caso, as vezes seguindo a política interna, as vezes não.
Cerca de 98% das doações do Twitter são para o partido democrata e, as principais contas afetadas com os shadow bans, estavam alinhadas com partido republicano.
Parte 4 por Michael Shellenberger: Os 5 pecados capitais
8 de Janeiro, dia em que a conta de Trump foi banida - o primeiro líder de estado a sofrer tal punição. Alguns dias antes, Roth conseguiu aprovar com o CEO Jack Dorsey uma nova política onde usuários com 5 “multas” teriam suas contas suspensas, o chamado reincidente por integridade cívica.
Uma disparidade entre os próprios termos de serviço mostrado aos usuários e as políticas seguidas internamente começam a aparecer, as denominadas “exceções de interesse público” - que só eram de conhecimento de alguns poucos membros.
Ps1: Thread para quem quiser se aprofundar em como os funcionários do Twitter treinavam seus algorítmos de IA para moderação (e demais fins);
Ps2: Os shadow bans não eram exclusividade dos EUA e a interferência pode ter também acontecido no time de moderação brazuca.
Ps3: Elon convidou o Dr Jay Bhattacharya, do corpo médico de Stanford e afetado pelos bans, para visitar o escritório do Twitter e entender de perto o que aconteceu.
O que rolou Brasil adentro
DrCash, a fintech oferecendo crédito para clínicas de saúde, fecha nova rodada com o Banco BV que lhe dá um valuation de R$175milhões.
SalesJourney, a startup com um CRM para gestão de vendas, capta R$600k em rodada liderada pela MedBeauty (seu primeiro cliente)
FazendaCheia, agrofintech voltada para investimentos de pequenos e médios produtores rurais na pecuária, capta rodada liderada pela Ilegra.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
37.500.000.000 (trinta e sete milhões e quinhentos mil), é o número de tweets enviados por hora no Twitter.
-via RestOfWorld