💧 o$ Patrocinadore$ da Copa!
+ Twitter Files + O Brasil no topo da Salesforce Tower + O que rolou Brasil adentro e mundo afora.
Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que a cor de 2023, segundo a Pantene, que há duas décadas começou a tradição de definir uma paleta por ano, é… Viva Magenta 18-750!
Na edição de hoje, 1072 palavras em ~5 minutos:
Os patrocinadores da Copa
Twitter Files (treta alert!)
O que rolou mundo afora: Apple, Anduril, Duolingo, OpenAI, Google
É Brasil no topo da Salesforce Tower
O que rolou Brasil adentro: Cash.in, Biotecnofe
TechDrop é a newsletter com o que de mais relevante rolou em tech business, inovação e startups. Direto ao ponto, baseado em dados e um pouco de humor :)
Os Patrocinadores da Copa no Qatar!
patrocinadores, copa do mundo, qatar, fifa
Não existem muitas formas de colocar a sua marca na frente de ~5 bilhões de pessoas, ao redor de todo mundo, para várias culturas, por horas e horas de entretenimento. Por isso que, apesar das controvérsias ao redor do país sede da copa - imigrantes morrendo em obras, ilegalidade e discriminação da comunidade LGBTQI+, proibição das bebidas alcólicas - a FIFA conseguiu vender todos os planos de patrocínio da Copa do Qatar 2023!
Em 4 níveis de patrocínio:
FIFA Partners: Adidas, Coca-Cola, Wanda Group, Hyundai/Kia Motors, Qatar Airways, QatarEnergy, Visa, Xero, Algorand, Calm.
FIFA World Cup Sponsors: Budweiser, Byju’s, Crypto.com, Hisense, McDonald’s, Mengniu Dairy, Vivo, Roblox, Hublot.
Regional Supporters:
África e Oriente Médio: GWC, Ooredoo, QNB Group, Fine Hygienic Holding;
América do Norte e Central: The Look Company, Frito-Lay, Algorand, Visit Las Vegas;
América do Sul: Claro, Nubank, UPL OpenAg, Interrapidissimo;
Europa: Betano.
Team Sponsors
A soma de todas as fontes de receita da FIFA deve gerar U$4,666 milhões. A maior parcela disso vem dos direitos de transmissão para televisão (56% ou $2,640 milhões), seguido pelos patrocínios (29% ou $1,353 milhões), e o restante dividido entre hospitalidade, ingressos, licenças, cachorro-quentes horripilantes de R$40.
A FIFA também reservou U$440 milhões para premiar os ganhadores. Sendo que o primeiro lugar fica com U$42mi, o segundo com U$30mi, o terceiro com U$27mi - mas todas as nações participantes devem levar, ao menos, U$10.5mi.
Teve também os anti-patrocinadores:
1. a BrewDog, que se intitulou um ‘Orgulhoso Anti-Patrocinador' da copa e espalhou Outdoors em prol dos direitos humanos por aí.
2. e a Pantene, que se aproveitando da proibição das bandeiras coloridas pró-LGBTQI+ no Qatar, lançou sua própria bandeira.
Twitter Files
twitter, democratas, elon musk, nyp, biden
Quando Elon comprou o Twitter, junto com os ativos mais óbvios - usuários, códigos, escritório-sede, contrato com funcionários, as contas pra pagá - vieram também os menos óbvios, mas que guardavam a sete chaves os segredos do passado, entre eles: emails, acordos e mensagens internas.
Levantando a bandeira da liberdade de expressão - e usando a camisa da publicidade gratuita - Elon tacou fogo no parquinho com o chamado Twitter Files.
Parte 1:
O jornal NYPost publicou uma história sobre Hunter Biden (filho do presidente Joe Biden), contendo imagens, vídeos e áudios hackeados do seu laptop;
Chats mostram funcionários do Twitter debatendo sobre restringir o alcance da matéria, sob suspeita de que a matéria poderia ser uma operação hacker Russa.
Emails do partido democrata solicitando ao time do twitter que tweets específicos fossem revisados - indicando possível interferência política.
No final das contas, os 'papers’ não causaram tanto impacto negativo na última administração e nem provaram de fato os pontos de possível interferência de Musk. Vamos aguardar os próximos capítulos.
O que rolou mundo afora
Apple: deu os primeiros passos para tirar suas fábricas da China e começar a produção na Índia e Vietnam.
Anduril: a startup de cybersecurity do mesmo fundador do Oculus (vendido para Meta por $2bi) recebe o segundo maior round de investimento do ano, captando $1.4bi a um valuation de $7bi.
Duolingo: o app de idiomas, atingiu 15mi de usuários ativos diários (+51% YoY) e projeta uma receita anual de $365mi (+45% YoY).
Open AI: com uma semana de lançamento, e ainda em fase de testes, ChatGPT atingiu 1 milhão de usuários.
Google: está colocando no ar o infinite-scrolling nas páginas de resultado. O usuário não precisará mais mudar para página 2, 3, 4…. Talvez agora fique mais fácil encontras as "páginas defuntos”
É Brasil no topo da Salesforce Tower
lidiane jones, slack, salesforce, stewart butterfield
Poucas semanas depois da Salesforce anunciar o desligamento de ~2500 funcionários e um ajuste (para baixo) nas previsões de crescimento dos próximos quarters, os últimos andares da Salesforce Tower e da hierarquia, parecem bater em debandada. Entre os últimos a jogarem a toalha estão:
- Bret Taylor (co-CEO, Salesforce)
- Gavin Patterson (Chief Strategy Officer, Salesforce)
- Mark Nelson (CEO, Tableau)
- Stewart Butterfield (CEO, Slack)
- Tamar Yehoshua (CPO, Slack)
- Jonathan Prince (SVP, Marketing/Comms, Slack)
A boa notícia em meio ao êxodo é a entrada de Lidiane Jones, a executiva brasileira, que assume como nova CEO do Slack:
Paulistana da zona leste formada em ciências da computação pela Universidade de Michigan começou a carreira como estagiária da Apple em 2002, mas foi na Microsoft que subiu as esteiras de engenharia de software até product manager da Azzure durante os quase 13 anos de permanência. Depois, foi VP da Sonos por mais 4 anos antes de se juntar ao time da Salesforce, onde está por ~4 anos.
Ainda temos um longo percurso até chegar perto dos número de indianos em cargos tech-CEOs nos EUA - que já chegam a 30% das empresas Fortune 500, incluindo Google, Microsoft e Adobe - mas já é um grande passo! #VaiLidiane!
Ps1: Salesforce comprou o Slack por $28bi a ~2 anos atrás;
Ps2: As ações da Salesforce já caíram ~47% este ano e estão na mínima histórica desde o início da pandemia;
Ps3: Os resultados do último quarter (+14% em receita) foram os piores desde o IPO em 2004.
O que rolou Brasil adentro
Cash.in, a plataforma digital de distribuição de prêmios, acaba de receber um aporte de R$7mi em uma rodada liderada pela Bertha Capital.
Biotecnofe, a startup argentina voltada para saúde animal, é adquirida pela brasileira Ceva Saúde Animal - o valor não foi revelado.
Contra dados não há argumentos
Os patrocinadores das últimas 11 edições Copa do Mundo.
A Coca-Cola é a única marca presente em todas as edições.
Status do dia
O levantamento “Hábitos Mobile 2022”, da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, aponta que 56% das pessoas no Brasil não ficam longe do smartphone por mais de 1 hora. Em 2020, o número era maior: 79%. Atualmente, 54% dos brasileiros usam o smartphone durante o dia inteiro. Além disso, 72% usam seus aparelhos atuais desde 2020. As marcas mais populares são Samsung, Apple e Motorola. (Forbes)
Pantone, my friend, PANTONE!