💧 O mito do streaming tem nome
+ As proptechs de edículas + O que rolou mundo afora (amazon, netflix, adidas, twitter, tiktok) e Brasil adentro (meu vista, neuralmed, tabas)
Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que a Hubspot se uniu com o LinkedIn uma docusérie para empreendedores de startups. A primeira temporada, denominada Spiraling Up: The Journey to Become a Unicorn, conta a jornada de founders como Suneera Madhani da Stax, Stephen Cluskey da Mobility Mojo, Mandy Price da Kanarys e Dileep Thazhmon da Jeeves.
Na edição de hoje, em 5 minutos e 5 segundos:
“METEU ESSA?” - Casimiro
O que rolou mundo afora: Amazon, Netflix, Adidas, Twitter, Tiktok.
As proptechs de edículas no seu quintal!
O que rolou Brasil adentro: Meu vista, Neuralmed, Tabas.
“METEU ESSA?” - Casimiro
casimiro, streaming, copa do mundo
A essa altura do campeonato, se você ainda não viu um sticker do gordinho no whatsapp, um recorte com suas frases no tiktok, ou um 'muito pica’ por aí… bem-vindo de volta do coma. O fenômeno por trás disso tudo é o Casimiro.
Casimiro é a cara do novo entretenimento: suas lives não tem edição, maquiagem nem roteiro. Seus assuntos variam de esportes à games, de lancheiras à tour de mansões, de vai dar namoro à masterchef. A interação em tempo real nos chats cria uma comunidade ao invés de seguidores - e estes o levaram ao topo:
Apesar de ter participação na TNT, Esporte Interativo e no SBT, o berço do mito é o online, onde ele lançou a docusérie do Neymar e bateu o recorde do Twitch com 545k espectadores simultâneos. A estimativa de ganhos com lives e subs (sem contar patrocínio, sponsors e contratos de TV), é de ~R$500k/mês.
Agora, depois de ganhar o título de Homem do Ano pela GQ na categoria conteúdo digital, o mito conseguiu os direitos de transmissão dos jogos da copa - ninguém mais assiste jogo sozinho!
O que rolou mundo afora
Amazon: está lançando a Amazon Clinic, um serviço de saúde virtual que oferece atendimento conveniente e acessível para condições comuns.
Netflix: lançou novas funcionalidades de gestão da conta. Agora você pode deletar a conta da sua/seu ex facilmente.
Adidas: lançou sua coleção de NFTs chamada “Virtual Gear”.
Twitter: em um memorando, Musk disse aos funcionários que eles devem concordar com a nova cultura “extremamente hardcore” do Twitter ou renunciar. Parece que a galera está metendo o pé.
TikTok: está aproveitando a onde de demissões. Enquanto Meta, Amazon, Asana, Stripe e outros enxugam, a chinesa abriu 1k vagas em San Francisco.
As proptechs de edículas no seu quintal!
startups, adu, str, proptechs, ediculas, house shortage
Depois de descobrirem o nostálgico crediário das Casas Bahia e renomearem de BNPL (Buy Now, Pay Later), os gringos finalmente descobriram nossas edículas e, claro, renomearam para ADU (accessory dwelling unit).
Apenas na Califórnia, cerca de 1.5 milhões de residências já têm um puxadinho nos fundos de casa (normalmente para escritório, para airbnb, ou para o filho(a) millennial que não saiu de casa). Agora, o universo das startups quer entrar no trem, sentar na janela e dar tchauzinho:
Samara: a startup do co-founder do Airbnb, que nasceu como um projeto de P&D e passou por uma spinoff, oferece 2 modelos sofisticados de casas pré-fabricadas de $250-$330k.
Abodu: a startup, que captou $20mi no série A, cuida de todo processo de aprovação, financiamento e construção. O processo pode levar até 6 meses mas, a casa é entregue em 15 dias.
Studio Shed: oferece 3 modelos de casas pré-fabricadas que podem ser instaladas em questão de dias. Todo processo é feito online.
Cotta.ge: a startup que captou $15mi para criar um marketplace entre construtores de ADU e potenciais clientes.
Mighty Buildings: a startup que já acumula $100mi em VC-funding e usa impressão 3D, robótica e automação para construções de ADUs com 95% menos trabalho em 10x menos desperdício.
A geração que enfrenta o pior momento da história do mercado imobiliário americano, é também a geração que permanece morando com os pais por mais tempo e que mais trabalha de casa (WFH). E esses fatores impulsionam o crescimento da categoria - sem contar a valorização de até 35% em propriedades com ADUs.
Considera um bom negócio para as terras tupiniquim? Conhece alguma proptech no Brasil se destacando na categoria? A equipe do Drop quer saber (e quem sabe investir! 🤔)
O que rolou Brasil adentro
Meu Vista, fintech focada em planejamento social, captou angel round de R$150k liderado pelo Grupo Primo e Bossa Nova.
NeuralMed, a startup levando inteligência artificial e big data para a área da saúde, fecha terceira rodada de investimento em 18 meses, liderada por Good Karma Ventures.
Tabas, a proptech de aluguel de apartamentos mobiliados, é adquirida pela americana BlueGround - os valores não foram revelados.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Lista de celebridades sendo processadas por promoverem a FTX.
Tom Brady
Stephen Curry
Shaquille O'Neal
Udonis Haslem
David Ortiz
Trevor Lawrence
Shohei Ohtani
Naomi Osaka
Larry David
Kevin O'Leary
- via @unusual_whales