Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que o número de minutos no mês de fevereiro é = 8! (oito fatorial). Tim Urban, do blog Wait but Why, calculou: Fevereiro tem 28 dias (7x4), Cada dia tem 24 horas (8x3), cada hora tem 60 minutos (6x5x2). Logo, o número de minutos em fevereiro = 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1.
Na edição de hoje, 1005 palavras em ~5min:
O cara por trás da Shein Latam
O que rolou mundo afora: Demissões, Adani Group, Elon, Meta, Amazon, Twitter, Google
De Netflix & Chill para HBOMax & Climax
O que rolou Brasil adentro: Daki, Cadastra & Qexpert, Avval & Vinco
“Love is sharing an amazing newsletter” - Techdrop, 2023
O cara por trás da Shein Latam
marcelo claure, shein, softbank, america latina
Ele: o Boliviano que fez parte do maior fundo de investimento da história, SoftBank, com $100bi em capital. Ajudou a tirar o WeWork do fundo do poço, fez parte da virada de chave da Sprint, além de liderar o fundo Latam da Softbank de $5bi gerando um retorno de $2bi em 2 anos - Marcelo Claure é o nome da fera.
Ela: chegou no Brasil direto da China há apenas 2 anos, durante uma pandemia global, oferecendo produtos a preços baixíssimos e qualidade duvidosa e, mesmo assim, faturou R$8 bilhões no ano passado, um crescimento de 300% ao ano - o equivalente a soma da C&A e Marisa e atrás apenas da Renner - Shein é o nome dela.
Agora, ele e ela juntam as escovas de dentes para dominar o varejo digital da América Latina. A Shein está com uma rodada de investimentos de $3bi em aberto, em um valuation de $64bi (cerca de 1/3 menos do que seu último $100bi) e, para selar o compromisso de assumir como presidente do conselho, Marcelo irá complementar o round com $100milhões do seu próprio fundo e começar os trabalhos de criar um conselho consultivo com conhecimento em operações locais.
Ah, além da aposta na Shein, Claure aproveitou para apostar com o Chainsmokers que o Chiefs venceria o Superbowl. Se ganhar, a banda irá performar de graça em um local escolhido por Marcelo (ouvi Maracanã?)
O que rolou mundo afora
Demissões: Miro corta 7% (119 funcionários), Okta corta 5% (300 funcionários), Athenahealth corta 3% (178 funcionários), Pinterest corta 5% (150 funcionários), DraftKings corta 3.5% (140 funcionários), Match Group corta 8% (200 funcionários), Wish corta 17% (150 funcionários),
Adani Group: perdeu $108 bilhões de valor de mercado em 7 dias. Gautam Adani, o fundador e CEO, perdeu $52 bilhões somente de sua fortuna pessoal.
Elon Musk: foi considerado inocente em um julgamento de fraude de ações coletivas, depois do famoso tweet “financiamento garantido” do CEO da Tesla.
Meta: a divisão de VR e AR chamada Reality Labs (responsável pelo metaverso), reportou U$13.7bi em perdas operacionais em 2022.
Amazon: depois de demitir ~18k funcionários, emails vazados mostram que a Amazon planeja contratar somente recém graduados e estudantes como desenvolvedores.
Twitter: quer cobrar $1k por mês dos perfis de negócios para serem verificados pelo Twitter Blue Check.
Google: se prepara para a guerra contra o novo rival ChatGPT ao investir $300mi na startup de IA, criada por ex-openAIs, Anthropic.
De Netflix & Chill para HBOMax & Climax
netflix, password, senha, compartilhar, plano família
Na semana passada você pode ter recebido ligações dos seus pais, avós e talvez até ex-namorada ou roommate que não conseguiam acessar a sua conta da Netflix - resultado da fracassada tentativa da streaming de acabar com o compartilhamento de senhas.
Estima-se que 100 milhões de usuários acessem contas que não sejam deles - quase metade do total de 230 milhões de assinantes. E, depois de meses de burburinhos, a guerra contra o compartilhamento de senha começou com um anúncio no blog da Netflix:
Contas serão compartilhadas somente para quem mora numa mesma casa: para provar que você mora na mesma casa, é necessário um login e um play na sua localização e wifi oficial, pelo menos 1x por mês.
Acessos em outros lugares (diferente localização e wifi) serão bloqueados: ou seja, em caso de viagem, você precisa pedir uma autorização prévia que te permite acessar a sua conta de um hotel/airbnb por 7 dias.
Em menos de uma semana do anúncio, recebido com muito ódio pelos usuários, e com muito amor pela concorrência, o post foi retirado do blog com a justificativa de ter sido postado por engano.
Testes similares já estavam acontecendo em outros países. Na África do Sul, usuários acessando conta fora do mesmo Wifi eram convidados a pagar $2.99 extra por mês. E se você decidir migrar para uma conta só sua, pode transferir todos os dados de uma conta familiar (histórico, preferências, etc) para sua nova conta, sem perder nada, só o arrego de não pagar.
Uma coisa é certa: a Netflix vai atrás dos $9bi perdidos anualmente por causa do compartilhamento de senha. O que continua sem resposta é: como fazer isso sem mandar todo mundo de volta ao torrent / popcorn time!
O que rolou Brasil adentro
Daki, o supermercado online com entrega em minutos, subsidiária da luxemburguesa Jokr, capta série C de U$50mi com participação dos fundos GGV, TriplePoint Capital, G-Squared e Tiger Global.
Cadastra, agência digital sediada em Porto Alegre, acaba de adquirir a Qexpert, curitibana especialista em soluções de dados por valor não revelado.
Avvall, a fiscaltech anuncia fusão com a Vinco, outra fiscaltech nacional, se tornando a maior empresa de inovação fiscal do país.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
ChatGPT se tornou o app de crescimento mais rápido da história, ao alcançar a marca de 100 milhões de usuários em 2 meses após o lançamento.
A fins de comparação:
Netflix: 10 anos
Gmail: 5 anos
Twitter: 5 anos
Facebook: 4.5 anos
WhatsApp: 3.5 anos
Instagram: 2.5 anos
TikTok: 9 meses
ChatGPT: 2 meses
- via UBS.
Indique o Drop 💧 e invista em startups
O drop se juntou com a galera da Captable, maior plataforma de investimento crowdfunding em startups pra te ajudar a investir no próximo unicórnio - ou camelo, talvez dromedário. Simples assim:
Traga 5 amigos(as) para o TechDrop pelo seu link customizado, abre uma conta na Captable e ganhe o curso Do Zero ao Investimento em Startups
(R$697 pila).