Bom dia, droppers!
Em 2010, neste dia, a Microsoft fazia um funeral para o enterro do iPhone e o nascimento do Windows Phone.
Doze anos depois e o Windows phone vendeu 2.2 milhões de unidades, enquanto o iPhone vendeu 2.2 bilhões.Na edição de hoje, em 5 minutos e 50 segundos:
O apagão energético da europa.
O que rolou mundo afora: Binance, Facebook, Yahoo, Instagram, Apple
MrBeast Burger Recorde!
O que rolou Brasil adentro: b4waste, E-ctare, Eve Air Mobility
TechDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que te deixa mais inteligente enquanto você dá risada. Afinal, ninguém precisa dos sapatênis da Infomoney para isso.
O apagão energético da europa
crise energética, união europeia, energia, ue, russia, gas
Sinais de que a Europa poderia entrar em uma crise energética já estão no radar há tempos. Por exemplo, Ray Dalio da Bridgewater Associates, que fez fortuna apostando na crise prime dos EUA em 2008, agora, alocou £6.7 bilhões apostando na crise financeira e energética da Europa. Então, bora explicar a crise energética europeia para os não-especialistas não-europeus:
A composição das fontes energéticas do velho continente são:
76% energia fóssil: 34% gás, 31% óleo, 11% carvão;
14% energia renovável: solar, eólica, biocombustíveis;
10% energia nuclear;
Há tempos a Europa tem mostrado um crush por energias limpas e renováveis mas, na pratica, ainda é majoritariamente dependente de combustível fóssil, principalmente gás natural: que é usado tanto para geração de energia (eletricidade) e aquecimento de ambientes, ou seja, altamente sazonal. O armazenamento é preenchido no verão e esgotado no inverno - quando os aquecedores são ligados.
E é aqui que a treta começa: o preço do gás tem subido exponencialmente e já está 6.5x o valor do ano passado. Tomemos o Reino Unido como exemplo:
- Em 2021, as famílias do Reino Unido gastaram cerca de £30 bilhões;
- Em 2023, as famílias do Reino Unido devem gastar cerca de £170 bilhões;
E piora, cerca de 40% de todo gás consumido pela União Européia vem da Rússia (na Alemanha, 55%), que já cortou o fornecimento em 75% como resposta às sanções econômicas implementadas e na última sexta, cortou o fornecimento por completo!
Fechando a matemática: para o b2b, muitas empresas altamente dependente de energia para produção, já estão fechando as portas. Para o b2c, os europeus não devem congelar no escuro, desde que tenham grana para pagar preços exorbitantes.
O que rolou mundo afora
Binance: contratou o ex-presidente do banco central brasileiro, Henrique Meirelles, como conselheiro.
Facebook: está lançando a “metaversity”, um projeto de $150mi que visa trazer mais universidades e universitários para o metaverso.
Yahoo: adquiriu o The Factual, uma empresa que usa algoritmos para avaliar a credibilidade de fontes de notícias, e adiciona +200mi views mensais.
Instagram: foi multado em $400M pela Irlanda depois de publicar emails e número telefônico de menores de idade.
Apple: foi proibida pela justiça brasileira de vender iPhones sem carregadores. No seu evento anual, a empresa também divulgou as novas versões do iPhone 14, Apple Watch, Airpods e melhorias de design!
Bessemer: um das firmas de VC mais bem sucedidas (e antigas), está levantando um fundo de $3.85Bi (o maior até agora e top 10 da história) para startups early-stage.
MrBeast Burger Recorde!
mrbeast, burguer, youtuber, record, adventure inc, dnvb
E o recorde de mais hambúrgueres vendidos em um só dia por um mesmo restaurante vai para… MrBeast! E não, ele não é um ex-participante do masterchef, nem um cozinheiro experiente, nem uma rede de fast food… é um youtuber!
Quem é MrBeast?
Mas não qualquer youtuber, um com 104 milhões de assinantes no seu canal. O 5o maior do mundo. Top 10 mais bem pagos.
A diferença entre MrBeast e os demais youtubers é sua visão de negócios: ele reinveste quase a totalidade dos lucros na criação de outros vídeos. Como por exemplo o remake do Round 6 (Squid Games) que custou U$3.5milhões, ou quando ele presenteou um subscriber com uma ilha privativa em Bermudas de U$700k.
O que é o Beast Burguer?
A primeira versão, lançada em 2020, usava cozinha-fantasmas para produção e só funcionava com delivery. Começando com 300 unidades e expandindo para +1000 nos EUA e na UE. Em menos de dois anos de operação, o negócio gerou U$100mi.
No domingo, a primeira loja física abriu em um shopping nos EUA e 10k pessoas apareceram para prestigiar. Sim, 10k pessoas fazendo fila em um shopping para comer hambúrguer - #PqChorasApple?
Zoom Out
Se no passado famosos e influencers eram contratados por marcas, atualmente eles são a própria marca e lançam os próprios produtos. No Brasil, a Adventures Inc faz a ponte entre famosos e as marcas DNVB (Digital Native Vertical Brands), lançando produtos online usando o alcance das redes sociais destes. Alguns exemplos:
O trend não é só via agência. Cada vez mais eles têm aberto os próprios fundos de investimento, que numa rodada aportam tanto capital quanto o uso da imagem/poder de distribuição, vide o venture fund da Serena Willians ou o private equity da Kim Kardashian.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou Brasil adentro
b4waste, foodtech brasileira que conecta empresas alimento a vender por compradores interessados, por valor menor, capta R$2mi em rodada liderada pela GLOCAL.
E-ctare, a fin-agro-tech que fornece crédito ao pequeno produtor rural, capta R$50mi via CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) estruturado pelo Banco Alfa.
Eve Air Mobility, a startup spinofada da Embraer, que desenvolve VTOLs (veículos elétrico de decolagem e pouso vertical), fecha acordo de U$15mi com a United.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Reino Unido prevê lucros excessivos de até $199 bilhões para empresas de energia nos próximos 2 anos
- via Bloomberg