💧 Bem-vindos à guerra ao código
+ Startups vs Enterprises + O que rolou mundo afora e Brasil adentro.
Bom dia, droppers!
Nosso Brasilzão ficou em 12o lugar entre os países que mais sofreram vazamentos de dados no primeiro trimestre deste ano (uma queda significativa da 5o posição, ocupada anteriormente) - em primeiro lugar, os Russos.
Já pelo viés de vigilância governamental, ocupamos a 14a posição no ranking mundial - o critério utilizado para definição é o número de solicitações, vindas de órgãos governamentais, para acessarem dados privados - em primeiro lugar, EUA.Na edição de hoje, em 6 minutos e 50 segundos:
Guerra dos códigos: 🌪️💰
O que rolou mundo afora: Demissões, Twitter, Haus, Twilio
Distribuição vs. Consumerização
O que rolou Brasil adentro: Síntese B2B & Bionexo, Yoursbank
*Se esse email foi encaminhado pra você, assina aqui para receber nossas news todas as segundas/quartas/sextas no seu inbox. Na faixa, 0800, vascão, gratuito!
Bem-vindos a Guerra contra códigos.
tornado cash, cripto, tesouro, ethereum, código, software
Na semana passada, as autoridades holandesas prenderam o desenvolvedor de 29 anos responsável pela criação do Tornado Cash. É muita coisa para desembrulhar aqui, vamos por partes:
O que é o Tornado Cash: é um protocolo open-source, que usa a rede de blockchain Ethereum, e permite que as transações feitas pelos usuários sejam completamente anônimas, além de ser controlada por um DAO (Decentralized Autonomous Organization).
Para que o Tornado era usado: usuários que queriam manter sua privacidade online, suas transações privadas e suas identidades anônimas. Por exemplo, o fundador do ethereum, Vitalik Buterin, usou o protocolo para fazer doações à Ucrânia, protegendo os destinatários de potenciais ataques russos. Claro que, como todo bem público, também era usado por criminosos (assim como email, gps, rodovias, sistemas bancários,
O que significa tudo isso: um paralelo de protocolo seria, por exemplo, o SMTP (por onde emails são transacionados) ou o GPS (por onde coordenadas geográficas são repassadas). Ou seja, como o protocolo é open-source e disponível a quem quiser usar, a prisão seria o equivalente a condenar o criador dos emails porque alguém te enviou um spam com vírus.
Como a comunidade cripto reagiu: em poucas horas, as pessoas começaram a trollar celebridades enviando quantidades contaminadas (0.001 de ethereum através do serviço proibido - fazendo com que todos estes endereços (e pessoas) estivessem registrado no bloco cripto como usuários do serviço. Ah, e como forma de protesto, codificaram smart contracts da Tornado Cash como arte.
Zoom out: nos últimos meses a queda brusca no mercado cripto puxou o cobertor já curto de muita empresa cripto… muitos declararam insolvência, congelaram saques, declararam falência e desapareceram com milhões (ou bilhões) nos seus cofrinhos. O que não aconteceu, até então, havia sido a prisão de ninguém…
- CEO da Celcius: livre e rico
- CEO da Voyager: livre e rico
- CEO da 3AC: livres e ricos
- CEO da Terra/Luna: livre e rico
Zoom in: pela primeira vez, o governo sancionou um pedaço de código e adicionou todos endereços e usuários da rede na SDN (Specially Designated Nationals And Blocked Persons List), o equivalente a uma “blacklist”, tornando ilegal qualquer instituição americana a fazer negócios com endereços na tal lista - com risco de pegar 30 anos no xilindró.
Por fim, se o Tesouro pode sancionar o Tornado Cash, pode sancionar qualquer código. Nenhum software está seguro. Se as sanções não são mais limitadas a pessoas, com que outros objetos ou informações o governo pode prendê-lo sumariamente por 30 anos por interagir?
💧Compartilhe pelo WhatsApp
O que rolou mundo afora
Demissões: não são mais exclusividade de startups unicórnio não rentável, a última a entrar na dança é a Microsoft, que deve mexer em 1% dos seus 180k funcionários e a Peloton, que demitiu 800 funcionários.
Twitter: teve um ex-funcionário condenado por espionagem depois que este vazou dados de ~6k contas para a Arabia Saudita.
Haus: a startup que produzia o soft-drink favorito do vale do silício, está a venda, depois que o investidor líder do série A deu pra trás.
Twilio: a startup dos SMS, caiu em um golpe via SMS e dados de pelo menos 125 clientes foram afetados.
Distribuição vs. Consumerização
microsoft, slack, usuário final, cio, cto, enterprise, sales
O Nascimento do Slack:
Era 2013 quando a desenvolvedora de games Tiny Speck, que trabalhava na construção do game Glitch, percebeu que sua própria equipe não possuía uma forma eficiente de se comunicar enquanto trabalhavam… daí nascia o Slack, que nas primeiras 24h teve +8k empresas se cadastrando.
Um ano depois e a desenvolvedora de jogos já havia pivotado, mudado de nome, captado $120mi e se tornado o SaaS b2b a atingir 1bi de valuation mais rapidamente.
Em 2015, 1.1milhões de usuários já se comunicavam na plataforma, e no ano seguinte o número de DAU chegava a 2.7mi - foi quando a empresa levantava mais um round, dessa vez com um valuation de $3.8bi.
A Chegada do Teams:
Era 2015 quando o time de engenheiros da Microsoft se reunia em uma fazenda de frutas nos EUA para brainstormar sobre um app de comunicação para times corporativos. Durante a primeira semana, o brainstorm basicamente se tratava de usar a principal solução do mercado, o Slack.
Dois anos depois e a primeira versão do app de comunicação corporativa da Microsoft nascia e, os seus primeiros passos, já foram integrados diretamente na suíte de produtos da empresa, o Office 365.
À integração com Giphy, edição de memes, stickers retro do Office deixam claro quais foram as inspirações - visto que, a Microsoft não é conhecida, exatamente, pela “diversão” de seus produtos.
Lado A: interface complexa, setup complicado, customização limitada
Lado B: boa usabilidade, interface intuitiva, usabilidade que agrada
Lado A: modelo de venda top-down
Lado B: modelo de venda bottom-up
Lado A: microsoft, google, oracle, sap
Lado B: slack, notion, zoom, calendly, airtable
É a força da distribuição dando porrada na consumerização. O Slack eventualmente abriu IPO (2019) e tentou ganhar a batalha do b2b por conta própria, mas com a entrada de outros players como Facebook Workplace, WeChat, logo mudou a estratégia e se juntou a Salesforce (2021).
💧Compartilhe pelo WhatsApp
O que rolou Brasil adentro
Síntese B2B, a plataforma de compras de insumos hospitalares, é adquirida pela Bionexo, que oferece soluções digitais para gestão de processos em saúde.
Yours Bank, plataforma de inteligência financeira planejada para pais e filhos, acaba de receber um aporte de R$5mi do Banco do Brasil.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Porcentagem de jovens que usavam Facebook em 2015: 71%
Porcentagem de jovens que usam Facebook em 2022: 32%