Bom dia, droppers!
Se você ainda tinha o sonho de casar em Las Vegas no melhor estilo Elvis Presley, é melhor se apressar. A Authentic Brands Group (ABG), empresa que licencia os direitos de uso da imagem do astro, enviou um pedido de cessar e desistir para as 55 capelas da cidade. Estima-se que os casórios do Elvis girem $2bi, casam 70k e empregam 18k pessoas, todo ano!
Na edição de hoje, em 6 minutos e 30 segundos:
Sex-to-Earn: recebendo para transar
O que rolou mundo afora: Tiktok, Facebook, Elon Musk, OpenSea, Kanye West
A dinastia Thiel!
O que rolou Brasil adentro: ZapSign e Truora, Agrotools, Clubbi, Box1824 e CI&T
Sex-to-Earn: recebendo para transar
sex-to-earn, play-to-earn, move-to-earn, web3, sexn
Depois do movimento Play-to-earn (videogames que compensam gamers conforme evoluem no jogo, capitaneado pela Axie Infinity) e do Move-to-earn (tênis que compensam esportistas conforme esses correm, capitaneado pela STEPN), chegou a hora do Sex-to-Earn.
A startup por debaixo dos lençois traz da ideia, chamada SEXN, tem como missão combinar duas coisas indispensáveis aos seres humanos: sexo e dinheiro! Assim como os demais modelos x-to-earn, os transalhões usuários precisam comprar um NFT e, ao concluir tarefas do jogo, ganham tokens. Neste caso, esquisitamente chamados de $SOT (Sex Orgasm Token) e $SST (Sex Stamina Token) - a não serem confundidos com $DST. Além daquela recompensa natural, a recompença monetária é baseada na quantidade de sexo esforço colocado pelo usuário.
Ao comprar o NFT - ainda em beta - o usuário recebe um bracelete que mede atividade corporal e precisa fazer o download de um app mobile. Apesar dos pesares, o problema é real: estatÃsticas mostram que as novas gerações estão numa recessão de sexo (nunca se fez tão pouco) ao mesmo passo que, a taxa de natalidade está tão baixa, que já tem bilionário argumentando que esta é a maior ameaça a humanidade.
A cada passo que a web3 dá, torna cada aspecto da nossa vida (online e offline) monetizável. Os modelos de x-to-earn tem ganho espaço e ramificações para além dos games - mas… o buraco é tão fundo que deixaremos isso para uma próxima edição!
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou mundo afora
TikTok: está testando uma versão mais clean do seu app. O que significa uma versão sem distração? Tirar interrupções, botões, pop ups, notificações, etc.
Facebook: está dando tchau para sua COO e braço direito do CEO, Sheryl Sandberg, que depois de 14 anos deixa o cargo mas fica no board.
Elon Musk: não consegue ficar uma semana fora das manchetes. Dessa vez, sua carta exigindo que funcionários voltem ao escritório se tornou pública.
OpenSea: o maior marketplace de NFT do mundo, teve seu ex-Head de Produto processado por insider trading. Ele comprava os NFTs antes de eles aparecerem na home e depois os vendia quando o preço subia.
Kanye West: deve colocar no ar sua própria coleção de NFTs e tokens - depois de registrar 17 trademarks que também incluem roupas, cosméticos, parques de diversão e lojas fÃsicas e online.
A dinastia Thiel!
peter thiel, thiel fellowship, mimetic theory, vitalik
Gênio prodÃgio da matemática quando criança, estudante de filosofia em Stanford durante a juventude, bacharel em artes, graduado em direito, fundador e CEO do PayPal, o primeiro investidor externo do Facebook (comprou 10.5% por U$500k), criador da Palantir, criador do hedge fund Clarium Capital, investidor-anjo do LinkedIn, editor-chefe de revista conservadora e uma fortuna avaliada em U$7.19 bilhões… já sabe de quem estamos falando? Peter Thiel!
Praticamente impossÃvel você ser um nerd hoje sem usar ou conhecer alguns dos projetos que ele está envolvido. Definido por alguns como o filantrópico contrária (seja pelo retorno dos investimentos ‘filantropicos’, seja pela sua natureza anti-establishment mesmo), hoje atua com a Thiel Foundation, que tem três principais frentes:
Thiel Fellowship: acreditando que uma juventude promissora tenha mais potencial fora das universidades do que dentro, oferece uma bolsa de U$100k ao longo de 2 anos para jovens abaixo dos 20 anos pararem os estudos e perseguirem projetos sociais, empreendedores, cientÃficos, etc.
Imitatio: apoia pesquisa, educação e publicações com base na teoria mimética de René Girard
Breakout Labs: a principal frente do programa, visa financiar e incentivar projetos cientÃficos que não seguem os padrões comuns de financiamento (investimento anjo e venture capital), dado sua natureza de longo prazo, por exemplo: tratamento de alzheimer, desenvolvimento de couro artificial, etc.
Entre as jovens promessas que passaram no crivo do Fellowship, você encontra:
- Vitalik Buterin: co-fundador da rede Ethereum;
- Dylan Field: co-fundador e CEO da startup Figma;
- Robert Habermeier: co-criador da rede Polkadot;
- Eric Smith: criador de um software que detecta a Doença de Parkinson
- Taylor Wilson: fÃsico nuclear que controlou a fusão nuclear aos 14 anos;
- Austin Russell: fundador e CEO da Luminar e o bilionário self-made mais jovem;
Além das frentes de atuação formais da fundação, Peter também investe por outros meios como o fundo Breakout.vc e Founders Fund, que tem entre seu portfólio: SpaceX, Airbnb, Stripe, Nubank, Affirm, Flexport, Asana, Spotify, Twilio, Lyft, Postmates, 8 Sleep, oculus, Credit Karma, Niantic, yammer, Yelp, workstream…
E como hoje não basta ter bilhões para ser bilionário, também precisa de polêmicas: Thiel se posiciona pública e politicamente a favor de candidatos da direita (incluÃndo apoio formal à candidatura de Trump) e também foi o financiador do processo que levou a revista de fofocas Gawker Media (que havia publicado matérias sobre sua sexualidade no passado) a falência.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou Brasil adentro
ZapSign, a legaltech de assinatura de contratos eletrônicos é a mais nova aquisição da Truora, startup colombiana de autenticação de usuários via WhatsApp.
Agrotools, a agtech que usa análise de dados e inteligência para toda a cadeia produtiva do agronegócio, capta rodada de R$85mi em rodada liderada pela InovaBra.
Clubbi, a startup ajudando mercadinhos de bairro a manterem seus estoques atualizados através de seu marketplace B2B, capta um série A de R$62mi liderado pela NFX e pela ALLVP.
Box 1824, o estúdio de inovação, tendências de consumo e comportamento, é a mais nova aquisição da CI&T.
Maestro ABM, o software de gestão ede estratégia de account-based marketing, capta rodada pré-seed de U$130k com a SaaSholic.
Incognia, a startup com soluções de autenticação mobile para aplicações anti-fraude, capta U$15.5mi em rodada série A liderada pela Point72 Ventures.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Um terço dos americanos com salário +U$250k/ano vivem de paycheck em paycheck (sem reservas financeiras) e, adivinha, a maioria são millennials - via Bloomberg.