Bom dia, droppers!
Se você é daqueles que parou de usar canudinhos para salvar as tartarugas, vai gostar de conhecer a Ecosia, um mecanismo de buscas (alternativa para o Google) que planta uma árvore todas as vezes que você faz uma busca. Até agora, foram ~140milhões de buscas/árvores!
Na edição de hoje:
Um resumão das big tech: Tesla, Google, Microsoft, Apple, Meta, Amazon
O que rolou mundo agora: FTX, Paypal, Spotify, Metaverso, Wormhole
O que rolou Brasil adentro: Conpass, Nanovetores, Digibee, FFCube, Adventure
Bora lá?
Quantos zeros cabem depois da virgula?
tesla, google, microsoft, apple, meta, amazon, earnings
O comediante Steve Martin uma vez disse “Torne-se tão bom que eles não possam te ignorar”. Pois bem, essas empresas fizeram exatamente isso: se tornaram tão boas em fazer grana, em níveis nunca vistos anteriormente na história, que é impossível ignorá-las. Essa foi a semana de apresentação de resultados das maiores empresas de tech americanas e bem… são muitos zeros depois da vírgula:
Quem sobe? ⬆️
↑ Tesla: Foram 308.600 carros entregues durante o último trimestre de 2021 - um aumento de 70% ano a ano - provando que a demanda pelos carros elétricos de Elon estão tão altas quanto a sua capacidade de escalar a produção (mesmo com problemas na cadeia de suprimentos).
O que mais você deveria saber: O plano é continuar com uma taxa de crescimento de 50% ao ano e lançar novos modelos de carros (S3XY). O Cyber Truck deve chegar ao mercado e nem a escassez dos chips deve pisar no freio da Tesla.
Ps: como se fazer um carro elétrico ser mais rápido do que os carros de corrida não fosse suficiente, a nova aposta de Elon é no desenvolvimento de robôs humanóides.
↑ Microsoft: bateu as expectativas dos analistas entregando resultados melhores do que o esperado, com uma receita de U$51.73 bilhões (acima dos $50.88 projetados), um crescimento de 20% se comparado ao ano passado.
Intelligent Cloud (Azure, GitHub, Servers): $18.33bi em receita
Personal Computing (Windows, Ads, Devices, Gaming): $17.47bi em receita
Productivity n Business Processes (Office, Dynamics, LinkedIn): $15.94 bi em receita
O que mais você deveria saber: o forecast é de continuar crescendo acima de dois dígitos, mesmo na casa dos bilhões. A última aquisição (Blizzard por $60bi), mostra que uma das apostas de Satya é na vertical de games - seja com consoles, seja com games, seja com streaming.
Ps: Você já viu algum ads nos produtos Microsoft? Nem eu. Mesmo assim, somente essa vertical já é 20x maior que a receita total de ads do New York Times
↑ Apple: nem uma pandemia global nem o apocalipse da cadeia de suprimentos são capazes de frear a gigante, que bateu recorde histórico de receita: $123.9 bilhões no último quarter, acima das expectativas ($118bi) e 11% maior que o último ano.
iPhone: $71.63 bi (9% growth)
Mac: $10.85 bi (25% growth)
iPad: $7.25 bi (14% de queda)
Apple Services: $19.5bi (24% growth);
O que mais você deveria saber: longe de ser uma empresa de um produto só, a vertical de serviços da apple - que inclui Music, iTunes, TV, Pay, fees de outras empresas, como o Google pagando para ser o mecanismo de busca do Safari- tem se mostrado muito promi$$ora e com uma margem melhor que os seus hardwares.
PS: Apple fez $0.31 centavos de lucro operacional para cada dolar vendido - uma margem, praticamente igual a de uma coca-cola, e estamos falando de luxuosos iphones, macs, etc.
↑ Alphabet: a líder absoluta dos mecanismos de buscas (e dos ads), cresceu 41% ano a ano e viu sua receita pular de U$182 bilhões para incríveis $257 bilhões.. isso, bilhões!
Google Ads: $61.24 bi
Ads do Youtube: atingiram $8.63bi
Cloud: $5.54 bi (45% growth);
Hardware, PlayStore: $8.16bi
O que mais você deveria saber: A empresa também anunciou que irá fazer um split de 20 para 1 em suas ações (se você tinha 20 shares, terá 1, do mesmo valor).
Ps: Você conhecia o YouTube Shorts? Nem eu, mas 15 bilhões deles são assistidos todos os dias. Além disso, a receita do YT já ultrapassa toda a receita gerada pela Netflix em quase 50%!!!!
↑ Amazon: no primeiro quarter depois que Andy Jassy substitiu Jeff Bezos como CEO, a gigante gerou $137.4 bi de receita (um pouco abaixo da expectativa dos investidores) mas, os resultados em geral foram positivos, puxados pelo investimento feito na Rivia (startup de carros elétricos) que gerou $11bi de retorno - as ações subiam 17% depois da apresentação.
Advertising: $9.7 bi (32% growth);
AWS: $17.8 bi (40% growth);
O que mais você deveria saber: as greves e ameaças de sindicalização dos trabalhadores são, talvez, a maior ameaça a líder do ecommerce e monstra da logística.
Ps: enquanto isso, no fantástico mundo de Jeff, tem uma ponte sendo desmontada para que o seu iate (o mais caro do mundo) possa passar.
Quem desce? ⬇️
↓ Meta: pela primeira vez desde 2004, o número de usuários ativos do Facebook encolheu no último trimestre e Mark assistiu suas ações caírem ~22% depois da apresentação de resultados. Mesmo assim, a receita que inclui todos os produtos Meta - Facebook, Insta, Whats, RealityLabs, etc - chegou a $33.67bi (mais do que os $33.4bi esperados pelos analistas.
DAU (usuários ativos diários): 1.93bi
MAU (usuários ativos mensais): 2.91bi
ARPU (receita média por usuário): $11.57
O que mais você deveria saber: RealityLabs, a divisão do metaverso, realidade virtual e aumentada, trouxe $877mi em receita, mas ainda perde $3.3bi em operação. O projeto de cryptocurrency, Diem, também está sendo vendido depois de muito escrutínio público e governamental.
Ps: Facebook gerou, em média, $214 dólares por CADA usuário da América do Norte ao longo do ano passado. Mais do que a receita anual de um usuário da Netflix - e é um produto “grátis” - e sua margem em cima de ads é de 49% de lucro operacional.
Compartilhe pelo
WhatsApp
, pelo
Twitter
, pelo
LinkedIn
ou pelo
Facebook
mesmo!
O que rolou mundo afora
FTX: a corretora de criptomoedas, atinge um valuation de $32bilhões depois de fechar uma rodada série C de U$400mi.
PayPal: viu suas ações terem o pior desempenho diário na bolsa desde que abriu capital em 2002.
Spotify: foi outra que assistiu suas ações caírem até 17% depois de apresentar resultados que incluíam desaceleração no número de novos usuários.
Metaverso: atingiu $500 milhões em transações somente em real estate (mercado imobiliário online) e tem projeção de dobrar em 2022.
Wormhole: um protocolo que funciona como a ponte entre Solana e outras blockchains foi hackeada e viu $320milhões desaparecerem.
O que rolou Brasil adentro
Conpass: a startup que oferece um software para outros softwares onboardarem seus clientes, é adquirida pela Omie.
Nanovetores: a startup catarinense aplicando ativos encapusulados nos mais diferentes produtos, vende 48% da participação para a suéca Givaudan.
Digibee: a startup que oferece APIs e integrações entre softwares enterprise, capta U$25mi em rodada série A liderada pelo SoftBank.
FFCube: a startup oferecendo educação financeira para empreendedores, é a mais nova aquisição da F360º.
Adventures: a startup comprando outras startups de ecommerce e turbinando o modelo D2C, fecha novo aporte de R$50mi liderada pela Provence Ventures.