Morning, Dropers!
Happy 4th! Ontem foi 4 de Julho nos EUA, ou seja, Independence Day. Hoje as bolsas estão fechadas e é feriado federal em vários estados. Enquanto uns descansam, Mark Zuckerberg aproveitou para quebrar a internet ao compartilhar um vídeo bem patriota dele andando de hidro foil com a bandeira americana, mas não sem antes dar uma ligada para o Pelé para promover o pagamento via ZapZap no BR.
O2O: Online to Offline
comunidades, lojas físicas, digital to physical, omnichannel
Enquanto o mundo online possibilita escala, o mundo offline possibilita relevância. As comunidades digitais permitem pessoas com interesses similares a se conhecerem e se aproximarem, mas tudo tem um limite, e chega uma hora que a interação precisa sair de trás da telinha. E é exatamente com a visão de aproximar sua vida online da sua vida offline que, cada vez mais startups tem levado o “Quem não é visto não é lembrado” to a whole new level.
Bumble, o app de encontros concorrente do Tinder que abriu capital em fevereiro desse ano com um valuation de U$2.1bi, abriu o seu primeiro restaurante em Nova York, o Bumble Brew. O espaço visa ser um “safe space” otimizado para primeiros encontros, networking, e outros tipos de relacionamento que acompanham o plano de expansão do app para além dos dates.
Brex, a fintech de cartão de crédito criada pelos brasileiros ex-Pagar.me com valuation >U$2.6bi, comprou e re-abriu o lendário South Park Café, em São Francisco-CA, como forma de estreitar os laços com a comunidade tech da cidade. Além disso, o café fica a poucas quadras do escritório principal e se torna um ponto de encontro para os funcionários.
Allbirds, a startup D2C que vende seus tenis confortáveis e sustentáveis diretamente para o consumidor final - e tem uma operação 100% online e rentável, também aproveitou a baixa do aluguel impulssionada pela pandemia para abrir suas primeiras lojas físicas.
Além do propósito de complementar a experiência online com a offline, ou uma estratégia de marketing através da diferenciação e diversificação, algumas startups também utilizam o espaço offline para criação de novas tecnologias na mesma vertical e otimização da operação online:
Amazon Go, a loja física da gigante do ecommerce que não possui caixas de pagamento mas usa câmeras, sensores e inteligência artificial para automaticamente registrar e cobrar suas compras na sua conta online da amazon.
Além de complementar a já gigante operação online do ecommerce, a loja física abre outras possibilidades. Uma delas é vender/licenciar a tecnologia para outras lojas (Software e Hardware as a Service), outra é aplicar a tecnologia nas suas demais aquisições, com a rede de supermercados Whole Foods. A “loja de tudo” já é conhecida por criar iniciativas que resolve seus próprios problemas e depois transformar isso em produto. O maior exemplo disso é a AWS - a unidade de cloud storage da empresa - que foi criada para diminuir os custos de servidores que não escalavam com o crescimento da loja virtual, e hoje é um produto responsável por quase 50% da receita operacional do juggernaut.
Loft nada Soft
proptech, real estate, aquisições
Inicialmente fundada com uma missão “simples” de comprar, renovar e vender imóveis com alto potêncial em bairros nobres de São Paulo - modelo conhecido como iBuyer - a Loft de hoje é bem diferente do seu modelo inicial. Depois de levantar uma rodada de U$425 milhões neste, com uma extensão de U$100 milhões a caminho e U$175 no ano passado, a empresa coloca a estratégia de adquirir para expandir à prova. Algumas das startups no carrinho de compra são:
CredPago: a startup curitibana que elimina o fiador nos processos de locação de imóveis vende 49% da participação, que antes pertenciam ao BTG, para a Loft em transação bilionária.
Uotel: a startup rebatizada como Nomah depois da compra, oferece um modelo de locação para estadias de curto prazo e agora expandi para estadias maiores.
InvestMais: a fintech que oferece crédito imobiliario desburocratizado.
SPRY: empresa de pesquisa de mercado e análise de dados do mercado imobiliário.
Decorati: a empresa especializada em reformas e redecoração de imóveis - aumentando sua capacidade de reforma de 100 para 500 imóveis ao mesmo tempo
O mercado de imóveis nacional ainda é considerado bem informal se comparado a demais países. A estratégia da Loft é, ao mesmo tempo, se tornar o player dominante dentre as várias esferas (crédito, compra e venda, reformas, dados, aluguéis, fiadores) ao mesmo passo que trabalha na formalização e regularização do mercado - o que traria mais investimentos, mais atenção e mais oportunidades pra empresa, um Flywheel. Uma das iniciativas nesta linha é a criação do Índice Especulômetro EXAME-Loft, que visa apontar e diminuir a diferença entre os preço dos anúncios de imóveis e os de fechamento do contrato em cartório - o que traria mais transparência nas transações.
Rounds, M&As, Exits e mais
PayTrack, a fintech catarinence que ajuda empresas a gerir e otimizar as despesas com viagens corporativas com software, fecha rodada de R$8.5 milhões.
Innovation Intelligence, ou o Google das Startups, que oferece um mecanismo de buscas com uma base de 250k startups cadastradas, fecha rodada seed.
Neomode, a startup que oferece soluções omnichannel para o varejo se integrar com o digital, vende 40% da participação para Linx (LINX3)
Aarin, a fintech especializada em pix e open banking, fecha rodada pré-seed de R$2mi.
Stats do Dia
Os top 30 países, ordenados pela média de riqueza entre adultos: