Bom dia, droppers!
Se você chegou agora por aqui, seja bem-vindo! O TechDrop é uma newsletter que te deixa mais informado e mais inteligente, usando menos paywall, em menos tempo e sem corporativês!
Na edição de hoje, em 4 minutos e 40 segundos:
Os ecosistemas de apps.
O que rolou mundo afora: Tesla, Anonymous, SSNDOB, Twitter
O que rolou Brasil adentro: Prota Games, Payface, IBBX, Mereo e Vaipe
*Se esse email foi encaminhado pra você, assina aqui para receber nossas news todas as segundas/quartas/sextas no seu inbox. Na faixa, 0800, vascão, gratuito!
A economia ao entorno dos apps
apps, salesforce, appstore, apple, chrome extensions, shopify
Quando Steve Jobs ainda era o comandante da nave, sua visão era de que a App Store armazenaria somente os apps construÃdos pela própria Apple. Vinte anos depois e o ecossistema de apps criou toda uma indústria de $634bi em 2020 e crescendo +20%/ano - lembrando que, o fee da Apple varia de 10-30% do valor transacionado, gerando $64bi em lucro no mesmo ano.
A estratégia deu tão certo que os maiores players de diferentes mercados, atualmente, estendem o tapete vermelho para que desenvolvedores criem soluções complementares em cima de suas próprias soluções. Por exemplo:
Apple: com a App Store, que dispensa apresentações. Estima-se que 100% dos donos de iPhone possuem pelo menos 1 app instalado, sendo que a média é de 20 apps por celular
Shopify:Â possui aproximadamente 6,600 apps e 5,700 desenvolvedores construindo produtos dentro do seu ecossistema.
Salesforce: com a AppExchange, um dos maiores responsáveis pelo CRM ter se tornado #1 no mundo. Enquanto a SF gera $21.25B em receita, seu ecossistema gera $123bi e +70% dos clientes já fizeram download de pelo menos 1 app.
Google Chrome: o navegador lÃder de mercado com ~65% de marketshare e +5bi downloads em 2019. São +170k extensões disponÃveis - porém, apenas 13 delas com +10mi de usuários. Ao contrário das demais, o Google não permite que desenvolvedores cobrem para o uso (polÃtica alterada em 2020).
Pela própria definição da palavra ecossistema, existem vários seres envolvidos e diferentes formatos. Entre os formatos, você encontra desde apps, extensões, plugins, add-ons, provedores de serviços, parceiros, etc. Já entre os envolvidos:Â
Para o agregador: se nem mesmo Steve Jobs conseguiu prever e imaginar todas as aplicações que eventualmente nasceriam de uma App Store aberta, dificilmente nós, meros mortais, conseguiremos. Além disso, você está compartilhando a responsabilidade de criar soluções com todo um universo de desenvolvedores, diminuindo seus custos de produção interna e criando economias ao seu entorno
Para o construtor: ganhar acesso a toda base de clientes do agregador no dia um já seria uma proposta de valor suficiente. Mas, além disso, existem os incentivos, o suporte, a previsibilidade da demanda. Em 2019, a IDC estimou que, para cada $1 gerado para a Salesforce, o ecossistema gera $4.29 (e vai continuar crescendo).
Para o usuário: quem não quer transformar seu robozinho em um megazord, não é mesmo? Além das possibilidades de customização multiplicarem exponencialmente, as chances de você encontrar a solução para um problema de nicho (por exemplo, nossos boletos brasileiros) é muito maior.
Talvez, se o Uber tivesse o seu ecossistema aberto, provavelmente já terÃamos a opção de selecionar carros que aceitam pet, ou que possuem carrinhos de bebê, ou a função mute do motorista.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou mundo afora
Tesla: está com sua funcionalidade de Autopilot sob investigação - podendo resultar em um recall de 830k carros.
Anonymous: ataca novamente. Dessa vez, o alvo foi um site educacional do governo chinês para marcar o massacre da praça Tiananmen.
SSNDOB: um marketplace americano que vendia SSN (social security numbers, o equivalente ao nosso CPF) é aprendido pelo FBI.
Twitter: (T1E03 - a saga continua). Dessa vez, a rede social decidiu colaborar com as solicitações de Musk e dar acesso a dados internos.
O que rolou Brasil adentro
Prota Games, a desenvolvedora do jogo Heroes of Metaverse (com NFTs e cripto), captou um seed round de R$14mi liderado pela Iporanga Ventures, e BigBets .
Payface, startup de reconhecimento facial para pagamentos, fechou um série A liderado pela BTG de valor não divulgado.
IBBX, a greentech por trás do conceito Plug, Play and Forget - capturando energia perdida no ar - capta U$3mi em rodada liderada pela Indicador Capital.
Mereo, plataforma de gestão de performance com foco nos RHs de empresas de médio e grande porte, comprou a Vaipe, plataforma de engajamento de colaboradores.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Bird, Buzzfeed, Blue Apron, Real Real, Groupon, Smile Direct e Oscar - coletivamente levantaram U$5.9 bilhões em venture capital.
Atualmente, com capital aberto na bolsa de valores, possuem um valuation conjunto de $2.7bi - via @chrisbakke