💧 De Esportes para eSports
+ O que rolou mundo afora (Baby Shark, Youtube, LinkTree, Walmart, Microsoft) + O que rolou Brasil adentro (Kanttum, Track.co, ClearSale, Anttecipe, Projuris)
Dia, Droppers!
“Como estou todos por aí? Estão dormindo o suficiente? Tomando agua? Comendo vegetais de vez em quando? Nós não temos muitas novidades dessa vez, então resolvemos usar esse espaço para te lembrar de ser gentil consigo mesmo e aqueles ao seu redor. É isso, amamos você!” - isso poderia ser o início dessa edição, mas foi só o último update do app Slack no iOS.
Na edição de hoje:
Streamers: eSports e os Streamers!
O que rolou mundo afora: Baby Shark, Youtube, LinkTree, Walmart, Microsoft
O que rolou Brasil adentro: Kanttum, Track.co, ClearSale, Anttecipe, Projuris
eSports e os Streamers!
eSports, eGamers, streaming, twitch.tv, video games, gamers
Enquanto o Zoom continua consumindo a maior parte da memória do seu computador, os gamers tem usado seus RAMs de forma diferente… fazendo e/ou assistindo streamers.
Ok, boomer! Se você nunca ouviu falar de streamings, são basicamente a transmissão online (áudio e vídeo) ao vivo - na maior parte dos casos, uma live de jogadores transmitindo gameplays ao vivo enquanto interagem com os espectadores.
De Esportes para eSports
Enquanto a quantidade de espectadores de basquete tem caído a taxas brutais (NBA perdeu 1/4 dos views dos playoffs), os streamings de eSports estão chegando na estratosfera: a indústria deve movimentar +$2bi este ano e, atualmente, é mais fácil você encontrar o Michael Jordan e o Ronaldo Fenômeno transmitindo seus jogos de video game online do que jogando basquete ou futebol. Ainda duvida?
A ESPN já tem contrato de transmissão dos campeonatos de eSports
As universidades dos EUA dão bolsas de estudo de $600k para eGamers
Os principais clubes de futebol e esports, já tem times de eSports
Os Jogos Asiáticos de 2022 terão competição e medalhas para eSports
O Japão abriu a primeira escola de ensino médio para eGamers
Segundo Satya Nadella, eSports e Games são a maior forma de entretenimento e a que mais cresce. Alguns aspectos únicos dos video-games os tornam tão atrativos, tanto de uma perspectiva B quanto C:
-Games são uma forma de mídia interativa;
-Games possuem elementos de conquista e disputa;
-Games podem ser jogados ou assistidos;
-Games podem ser jogados sozinho, em times, ao vivo ou gravados;
-Games podem ser assinados, alugados ou comprados;
-Games precisam de hardware (o playstation, o xbox, os controles);
-Games podem ser criados pelos usuários (roblox);
-Games podem ter bens de consumo comprados/vendidso nos jogos (NFTs);
-Games são a intersecção entre o mundo online e offline (Realidade Aumentada);
-Games são a porta de entrada para o Metaverso;
O Lado B(usiness)
Entre as plataformas mais populares, por horas assistidas em milhões, estão:
Twitch (comprada pela Amazon por U$ 970 milhões): 5878 milhões de horas
Facebook Gaming: 1293 milhões de horas
Youtube Gaming: 1131 milhões de horas
Sentiu falta de alguma empresa aí em cima? Não se preocupe, a Microsoft, além de fabricar o Xbox e ser dona do Minecraft, ACABA de anunciar sua maior aquisição até agora e comprar a Activision Blizzard por $70bilhões - que além de produzir os games Call of Duty, Candy Crush, Warcraft, Diablo e Overwatch, também tem um braço de mídia e um network global de eSports o chamado Major League Gaming.
Esse não é o único movimento do setor. Essa semana, a Take-Two Interactive, fabricante do GTA (Gran Theft Auto), um dos jogos mais populares, anunciou a compra da Zynga, fabricante do FarmVille, por $11bilhões.
O Lado C(onsumer)
Os streamers brasileiros estão no topo dos rankings mundiais, não apenas quando falamos de seguidores, mas também os times que fazem parte e os campeonatos que ganham.
Alan “alanzoka” com 2.2mi de seguidores
Felipe “YoDa”, com 1.4 milhões de seguidores
Bárbara “Babi” Passos, com 1.3 milhões de seguidores
Flávio “Jukes”, com 1 milhão de seguidores
Esses jogadores fazem parte de times (empresas) como a LOUD, Liquid e PaiN. Além dos salários e dos patrocínios, os jogadores também monetizam sua audiencia através de (a) Subscription (normalmente 50% do que é pago para a Twitch), de (b) Bits (uma moeda virtual que os espectadores podem dar aos streamers) e (c) Parcerias (shows online, marcas de roupa, propagandas, publicidade).
Depois de um vazamento de dados do Twitch no ano passado, o ganho de muitos deles acabaram "caíndo na net", e os todos os 5 primeiros faturaram >U$5milhões cada, e que 81 deles ultrapassaram a barreira do milhão.
Compartilhe pelo
WhatsApp
, pelo
Twitter
, pelo
LinkedIn
ou pelo
Facebook
mesmo!
O que rolou mundo afora
Baby Shark: tururururu… se tornou o primeiro vídeo do YouTube a ultrapassar os 10 bilhões de visualizações.
YouTube: tem um novo recordista: MrBeast - o artista mais bem pago de 2021 com $54mi faturados, 88,3mi de inscritos e +10Bi de views no canal.
LinkTree: a startup que organiza links e está presente em grande parte dos perfis de instagram por aí, anunciou que autorizará “sites-adultos” a usarem seus serviços.
Walmart: logou no metaverso e se prepara para lançar sua própria moeda virtual e uma coleção de NFTs.
Microsoft: comprou a Activision Blizzard (Call of Duty, Candy Crush, Warcraft, Diablo, Overwatch) em um mega-deal de ~U$70 bilhões - a maior aquisição da Microsoft, a maior aquisição da indústria de games,
O que rolou Brasil adentro
Kanttum, a edtech que oferece uma plataforma de educação continuada para professores, é adquirida pela Eleva Educação.
Track.co, a startup que oferece dashboards para medição de performance da experiência do cliente, adquire a HFocus
ClearSale, a startup de segurança digital e soluções antifraude, faz aquisição (acquihire) da Beta Learning, startup especializada na criação de produtos digitais, por R$40mi.
Anttecipe, a legaltech que compra processos trabalhistas e paga em até 24h, fecha rodada de R$30mi.
Projuris, a legaltech que fornece software para departamentos jurídicos é adquirida pela SoftPlan - que conclui sua terceira aquisição.