💧 ClearView AI!
+ O cinema e restaurante da Tesla + O que rolou mundo afora e Brasil adentro
Bom dia, droppers!
Tudo indica que a visita de Musk ao Brasil não foi para comprar a Amazônia, ao invés disso, foi fechado um acordo para que a StarLink traga internet para escolas em áreas remotas de difÃcil acesso na região e outro com a Vale para produção de nÃquel - usado nas baterias da Tesla.
Na edição de hoje, em 4 minutos e 7 segundos:
O fim da anonimidade, online ou offline!
O que rolou mundo afora: Apple, Google, WhatsApp, Tesla
Teslas: e seu mais novo restaurante e cinema.
O que rolou Brasil adentro: Captei, Bornlogic
O fim da anonimidade, online ou offline!
clear AI, reconhecimento facial, anonimidade,
Se você já procurou o seu nome em mecanismos de buscas (quem nunca?) e selecionou por imagens, provavelmente encontrou fotos sua que você nem lembrava que existiam. Quanto mais fundo você vai na pesquisa, maior fica a vergonha: aquele fotolog antigo, o tumblr dos amigos, a imagem de perfil do orkut, etc.
Sabendo disso, uma startup ainda pouco conhecida, ClearView AI, aproveitou para criar uma ferramenta de reconhecimento facial com +3 bilhões de imagens de diretórios como Facebook, Youtube, Google, Venmo e milhões de outras fontes.
Como funciona?
Hoje: você tira uma foto de alguém, sobe na ferramenta e a mesma te devolve várias outras imagens da mesma pessoa, com links das fontes, nome e outras informações pessoais.
Amanhã: ao utilizar um óculos de realidade virtual com o software instalado, você consegue identificar cada pessoa que passe por você na rua, com infos como nome, endereço, idade, sexo, etc…
Quem está usando?
Bull Case: se você esqueceu sua bolsa em uma loja e os funcionários bom samaritanos querem te localizar para devolver seus pertences.
Bear Case: policiais, o FBI, o departamento de segurança nacional, os anti-terroristas ou os próprios terroristas e +600 agências governamentais.
Um google de rostos ou um black mirror da vida real?
Até pouco tempo atrás, a startup tinha apenas 1 funcionário listado no Linkedin (hoje são 43), chamado John Good - que uma investigação do NYT descobriu ser um codinome usado pelo fundador Mr. Ton-That. Com um série B de $30mi, a startup tem entre seus investidores Peter Thiel (dá também nebulosa Palantir) e evita dar declarações públicas, entrevistas ou qualquer outra informação sobre o produto ou seus clientes.
Apesar de Google, Facebook, Twitter e outros já terem solicitado que a empresa pare de usar suas imagens, a startup possui +600 agencias governamentais como clientes e, recentemente, começou a ser utilizada pela Ucrânia como um meio de reconhecimento das vÃtimas da guerra. Algumas cidades e paÃses, como Australia e Reino Unido, já se movem para proibir o uso da ferramenta
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou mundo afora
Apple: também está trabalhando no seu próprio óculos de realidade virtual e aumentada, que virá com 14 câmeras acopladas - veja aqui um preview.
Google: declarou falência da sua subsidiária Russa, depois de ter suas contas locais confiscadas pelo governo.
WhatsApp: liberou sua API publicamente - permitindo que outras ferramentas se integrem ao app de mensagens.
Tesla: continua com as ações em queda livre. Desde o anúncio de compra do twitter, o valor já caiu em ~35%.
O restaurante e cinema da Tesla
tesla, cinema, restaurante, hollywood, super charger
Luz, câmera, ação! A Tesla apresentou os planos de lançamento da sua estação de carregamento de veÃculos e, claro, ela é um tanto não convencional:
Um terreno localizado em Hollywood - Los Angeles;
Planos incluem a construção de um prédio de 2 andares com 350m2 cobertos e 510m2 de área externa;
O pátio terá 34 estações de carregamento de veÃculos: 29 super rápidas (100% de carregamento em 30min) e 5 normais.
Um restaurante com espaço para comer em céu aberto;
Duas telas de cinema posicionadas para que clientes possam assistir de dentro dos seus Teslas ou do terraço do restaurante;
Carregar um carro por até 1/8 do valor da gasolina, usando energia limpa e renovável, enquanto assiste um filme em tela de cinema e come um hambúrguer americano, tudo isso sem deixar o conforto do seu carro… onde eu assino?
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou Brasil adentro
Captei, a proptech catarinense de captação e angariação para imóveis, capta R$7.5mi em rodada liderada pela DOMO.
Bornlogic, a startup de marketing que conecta vendedores (humanos) a possÃveis compradores via redes sociais, capta R$52mi em rodada série A liderada pela Astella.
Contra dados não há argumentos
Quantidade de fotos utilizadas como base de pesquisa…
Status do dia
- 5 cidades americanas já proibiram o uso de softwares de reconhecimento facial;
- Londres é a cidade do mundo com mais cameras de controle populacional instaladas (627k);
- O mercado de reconhecimento facial deve alcançar $8.5bi em 2025, sendo que estava em $3.8 há dois anos.