Bom dia, droppers!
Pela 15ª vez, o título da competição de quem consegue comer mais cachorros quentes no menor tempo possível vai para Joey Chestnut - que comeu 63 hot dogs em 20 minutos, menos que seu recorde de 74 mas não menos impressionante.
Na edição de hoje, em 5 minutos e 50 segundos:
Burgernomics e Inflação 101
O que rolou mundo afora: Amazon, Apple, Sequoia, Meta
Techs e o aborto nos EUA
O que rolou Brasil adentro: Warren, eNotas e Hotmart
*Se esse email foi encaminhado pra você, assina aqui para receber nossas news todas as segundas/quartas/sextas no seu inbox. Na faixa, 0800, vascão, gratuito!
Burgernomics e Inflação 101
inflação, brasil, big mac index, ipca, cpi
Guerra entre a Rússia e Ucrânia, sanções internacionais, crise na cadeia de suprimentos, eleições, pandemia, lockdowns, injeção de recursos na economia em forma de estímulos… com tantos bons motivos, não dá para dizer que os níveis atuais de inflação nos pegaram de surpresa.
Em um ranking divulgado pela Austin Rating, o Brasil fica em quarto lugar mundial, perdendo apenas para nações passando por graves crises, em inflação acumulada nos últimos 12 meses:
Turquia: 73.5%
Argentina: 58%
Rússia: 17.1%
Brasil: 11.7%
Reino Unido: 9%
Seguidos pela Holanda 8.8%, Espanha 8.7%, EUA 8.6%, Alemanha 7.9% e Índia 7.8%.
Mas como, realmente, é calculada a inflação?
Usamos o IPCA ou CPI, que é um índice que mede a variação do preço mensal de alguns produtos e serviços (por exemplo: arroz, feijão, passagem de ônibus, consulta médica, entre outros).
Mas sabe como o IPCA/CPI é calculado? Bem, literalmente pesquisadores entram em lojas para verificar o preço de determinados produtos, além de buscas online e ligar para os consumidores finais - ou seja, a mesma técnica que você usou no ensino médio para realizar aquela pesquisa de eleição da chapa.
Entre as principais críticas desse modelo estão: o fato de que não é levado em consideração o
(I) encolhimento dos produtos (saco de Ruffles ficando cada vez mais vazio);
(II) a substituição no consumo (do sal rosa do himalaia para o sachê do lanche);
(III) os diferentes estilos de vida (suas viagens vs. as do seu amigo instagrammer).
E existe outra forma de cálculo?
Sim… o Índice Big Mac! Criado pelo The Economist em 1986, ele calcula a variação do preço do lanche em diferentes cidades. O que faz sentido se pensarmos que McDonalds está em todo lugar (+2.5k lojas no Brasil e qse 40k no mundo), é um produto relativamente acessível, leva em consideração vários critérios como aluguel, impostos, alimentos, trabalhadores e… é engraçado.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou mundo afora
Amazon: está transformando o filme Senhor dos Anéis em uma série, e a primeira temporada vai sair por U$465mi.
Apple: segundo uma reportagem da Bloomberg, a versão 8 do Watch deve vir com medidor de temperatura/febre.
Sequoia: o lendário fundo de venture capital, está levantando um fundo recorde de $9bilhões no seu braço chinês.
Meta: está fechando de vez o seu projeto de cripto wallet: Novi - que, na verdade mesmo, nem chegou ao público.
Techs e o aborto nos EUA
aborto, anti-aborto, clinicas, roe v wade, tech
No dia 24 de junho a suprema corte americana derrubou a garantia constitucional de direito ao aborto, apesar da maioria dos americanos se oporem a decisão. Os reflexos da decisão ainda estão sendo formados, com alguns estados imediatamente tornando aborto ilegal, outros em decisão e outros com uma posição a favor bem clara. Nessa dança das cadeiras, muita coisa rolou e muita empresa já se posicionou:
Google: informações de usuárias que passarem por clínicas de aborto nos EUA não serão armazenadas no histórico de buscas da gigante de tecnologia. Visitas em outros lugares considerados “particularmente pessoais” também não serão mais salvas.
Meta: posts, tanto no Facebook como no Instagram, com conteúdo sobre pílulas de aborto foram imediatamente deletados após a decisão se tornar oficial.
Amazon: está limitando a compra de pílulas do dia seguinte para 3 unidades por semana por consumidor, depois de ver uma alta em demanda pós decisão.
Snapchat: começou a retirar resultados da funcionalidade Snap Maps, depois que uma investigação da Bloomberg identificou que todos os resultados para a busca “Testes de Gravidez” eram de clínicas anti-aborto.
Entre as empresas que já se comprometeram a pagar os custos de viagem para funcionários que precisarem sair do estado para realizar procedimentos: Tesla, Netflix, Disney, Paramount, JPMorgan Chase, Starbucks, Goldman Sachs, Microsoft, Apple, Salesforce…
Apps: outra consequência da decisão foi a debandada dos apps para controle do ciclo menstrual, com receio de que os dados pessoais pudessem ser vendidos ou até solicitados por autoridades dos estados.
Quem soube aproveitar o timing foi o app Stardust, que viralizou no TikTok prometendo privacidade aos usuários e se tornou o app mais baixado na AppStore durante o final de semana.
#WeWillAdoptYourBaby (nós adotaremos o seu bebê), era uma frase usada pelo movimento pró-vida mas que, agora, viralizou como meme do movimento pró-escolha e já tem até site.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou Brasil adentro
Warren, a fintech que nasceu como um chatbot de investimento e graduou para um banco, fecha extensão de série C com entrada do Citi Ventures.
eNotas, a fintech de emissão de notas fiscais eletrônicas automatizadas, é a mais nova aquisição da Hotmart.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Performance das ações de empresas tech no primeiro semestre de 2022:
Apple: -23$
Microsoft: -24%
Alphabet: -25%
Tesla: -35%
Zoom: -40%
Airbnb: -45%
Pinterest: -49%
Nvidia: -50%
Uber: -50%
Meta: -53%
Bitcoin: -60%
Paypal: -62%
Etsy: -64%
Netflix: -70%
Snap: -72%
Ether: -73%
Shopify -74%
Coinbase: -80%