💧 A Máfia Rumo a Marte
+ Amazon e a sua casa inteligênte + O que rolou Brasil adentro e mundo afora.
Bom dia, droppers!
Nosso time finalmente ganhou acesso ao DALL-E da OpenAI (se você ainda não sabe o que é o DALL-E, volte duas casas e leia nessa edição). Em homenagem ao nosso novo brinquedo favorito, as imagens desta edição foram 100% criadas por com inteligência artificial e machine learning! Pasme…
Na edição de hoje, em 6 minutos e 20 segundos:
A Amazon vai
limparmapear a sua casaO que rolou mundo afora: Twitter, Apple, Coinbase, Meta, TikTok
A Máfia Rumo a Marte
O que rolou Brasil adentro: Órigo Energia, Ploomes & Sankhya, Síntese & Locaweb
*Se esse email foi encaminhado pra você, assina aqui para receber nossas news todas as segundas/quartas/sextas no seu inbox. Na faixa, 0800, vascão, gratuito!
A Amazon vai limpar mapear a sua casa
amazon, irobot, roomba, ads, dados, aspirador de pó inteligente
Na última sexta-feira a Amazon anunciou a aquisição da iRobot Corp, a empresa fabricante dos robozinhos aspiradores de pó, por U$1.7 bilhões de dólares. Mas o valor real em ser dono de uma empresa de aspiradores de pó não é a receita gerada na venda de produtos, e sim os dados coletados por esses…
Mas por que a Amazon quer coletar dados do quão suja está sua casa? Não não, jovem padawan, a Amazon quer mapear a sua casa, não limpar:
-O tamanho da sua casa tem relação com o seu poder aquisitivo;
-O tanto de brinquedos no chão tem relação com a quantidade de crianças;
-O número baixo de móveis revela necessidade de comprar novos;
-O sinal baixo da sua internet, conta se você precisa de um novo modem;
E o valor dos dados vai além da perspectiva de marketing e vendas, podendo também transformar sua casa em algo, realmente, inteligente:
- Amazon Echo: o assistente virtual;
- Amazon Ring: a câmera de segurança;
- Amazon Eero: um sistema de wifi integrado;
- Amazon Fire TV: transformando sua TV em smart;
- Amazon Key: uma fechadura inteligente integrada;
Agora o Amazon iRobot, que já está em 40 milhões de residências por aí, pode complementar o ecossistema inteligente e automatizado e se tornar o sistema operacional da sua casa, além de praticamente eliminar a concorrência - no melhor estilo Jeff Bezos, abaixando os preços como fez com Kindle, Audible, etc…
Dito isso, se o seu cachorro é o único com medo dos robozinhos aspiradores, talvez você deva rever os seus conceitos.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou mundo afora
Twitter: T2E5 - Musk resolveu desafiar o CEO da rede social, Parag, para um debate público sobre os bots.
Apple: depois de atropelar o FB & Google com sua mudança “pró-privacidade”, decide expandir seus próprios ads dentro da App Store.
Coinbase: anunciou uma parceria com a BlackRock, uma gestora com ~$10 trilhões de ativos sob gestão para oferecer cripto a sua base de clientes.
Meta: está expandindo a funcionalidade de NFTs do Instagram para 100 novos países.
TikTok: pode lançar se preparando para lançar o seu próprio streaming de música, o TikTok Music.
A Máfia Rumo à Marte
spacex, blue origin, 3d, tim ellis, thomas mueller, marte
Como se não bastasse escolher Elon Musk e Jeff Bezos como seus dois principais concorrentes - dois dos homens mais ricos do mundo - estes dois empreendedores também escolheram aterrissar em Marte como a principal missão das suas startups…
Tim Ellis e a Relativity Space
Com 25 anos, Tim fazia estágio na Blue Origin, quando tentou vender internamente a ideia de construir foguetes usando impressão 3D - como ninguém lhe deu ouvidos, ele decidiu sair para ‘imprimir’ o seu sonho…
Sete anos depois e a Relativity Space já tem 850 funcionários (dos quais 500 são ex-SpaceX), teve uma receita de $1.2 bilhões vinda no último trimestre vinda do lançamento de foguetes e conquistou os direitos exclusivos para seu próprio local de lançamento (existem apenas 4 locais de lançamento nos EUA; o último construído em 1960). Agora segue para sua missão de construir a primeira fábrica em Marte usando tecnologia de impressão 3D.
Thomas Mueller e a Impulse Space
Thomas foi o segundo funcionário da SpaceX, onde foi responsável pelo desenvolvimento dos motores Merlin, que dão propulsão dos foguetes Falcon 9, utilizados pela empresa até hoje, e posteriormente assumiu o cargo de CTO.
Há um ano atrás, deixou o cargo para criar sua própria startup, a Impulse Space: que foca no desenvolvimento de veículos de transporte entre duas ou mais localidades no espaço: em outras palavras, um guincho-rebocador espacial para foguetes em gravidade zero.
Rumo a marte
Agora, ambos se juntam com a missão de se tornar a primeira empresa não governamental a aterrissar no planeta vermelho a ~225 milhões de quilômetros de distância - uma missão que, historicamente, tem uma taxa de 60% de fracasso.
A primeira missão deve acontecer em 2024-25 usando o foguete 3d Terran-R, enquanto isso, os primeiros testes e lançamentos do Terran-1 já começaram…
E a corrida espacial, que já foi entre EUA x URSS, agora é de Elon x Tim e Thomas.
Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!
O que rolou Brasil adentro
Órigo Energia, a energitech de geração compartilhada de energia, capta R$460mi em rodada liderada pelo fundo americano Augment Infrastructure.
Ploomes, a startup que oferece CRM para vendas complexas, é adquirida pela Sankhya por valor não revelado.
Síntese Soluções, a startup com um pacote de soluções focadas em integrar o varejo normal com o comércio eletrônico (omnichannel), é adquirida pela Locaweb por R$35.2mi.
Contra dados não há argumentos
Status do dia
Aquisições robóticas da Amazon, seus valores e funções:
- Kiva Systems em 2012: veículos guiados automatizados (AGVs) da Kiva usam adesivos de código de barras computadorizados no chão para navegar pelos armazéns da Amazon.
- Dispatch em 2017: robôs de entrega de seis rodas, são totalmente elétricos e viajam a um ritmo de caminhada.
- Canvas Technology: usa “IA espacial” para permitir que robôs móveis naveguem com segurança em torno de pessoas em ambientes dinâmicos.
- Zoox em 2020: desenvolvedor de veículos autônomos de emissão zero
- iRobot em 2022: robô que pode ser usado para monitoramento doméstico, videoconferência e entretenimento infantil.